quarta-feira, 26 de novembro de 2008

DIABETES NÃO TEM IDADE

"Eu posso comer brigadeiro, mas tem que ser com leite condensado diet.” A estudante Raiane Pitanguy, de apenas 10 anos, já aprendeu a lição. A necessidade do controle alimentar veio por causa de uma doença cada vez mais comum entre as crianças: o diabetes.

Raiane está em tratamento, mas o problema não pode ser sanado. A diabetes é uma doença crônica e precisa ser controlada para o resto da vida. Pediatras e nutricionistas orientam as mães para lidar com a doença, mas no caso de Raiane são necessárias também consultas regulares com o endocrinologista.

“Quando a glicose aumenta muito ela fica com dor de cabeça e enjôo. Costuma passar muito mal”, conta a mãe da menina. A diabetes é uma doença facilitada por fatores hereditários e impõe ao paciente uma dieta que evite gorduras e principalmente o açúcar.

Segundo pesquisa da Fiocruz tem aumentado o número de crianças em idade escolar com incidência de diabetes. Nos casos mais graves, quando o paciente tem a diabetes tipo x é necessária a aplicação de insulina. Mesmo quando a criança não é insulinodependente as mães têm dificuldades: “Ela sabe que não pode comer doce, mas criança é difícil de controlar, principalmente quando está longe da gente.” Explica a mãe de Raiane.


Além da pré-disposição genética, a diabetes pode ser causada por má alimentação e excesso de peso, tanto em crianças quanto em adultos. É importante procurar uma alimentação saudável com muitas frutas e legumes e praticar exercícios físicos regularmente.
Raiane participa das aulas de educação física na escola, mas isso não basta para combater a diabetes. Vale ressaltar que fatores genéticos, metabólicos, psicológicos e alimentares influem no desenvolvimento e controle da doença. E aí está a maior dificuldade no tratamento da diabetes infantil: convencer uma criança de 10 anos que ela precisa fechar a boca.











Nenhum comentário: