quinta-feira, 27 de novembro de 2008

O Centro de Recuperação e Ressocialização Betuel

Por Camila Cabral

Na cidade de Cachoeiras de Macacu, no interior do estado do Rio de Janeiro existe uma instituição sim fins lucrativos com o objetivo de ajudar pessoas que sofrem com a dependência química. O Centro de Recuperação e Ressocialização Betuel foi fundado pelo Pastor Jorge Lima Coelho com a proposta de promover a reabilitação de pessoas que, por possuírem alguma espécie de vício, foram marginalizadas e excluídas pela sociedade, dando-lhes condições físicas, psicológicas e sociais para voltarem a um convívio social saudável.











Todo o trabalho desenvolvido pelo Centro de Recuperação é sustentado pela solidariedade. E é de extrema importância para a região por ser a única instituição que recupera pessoas com problemas de dependência química sem cobrar pelos serviços prestados.

- As pessoas ajudam a instituição através de doações de alimentos, material de limpeza, recursos financeiros. O trabalho voluntário, a doação de tempo e carinho contribuem muito para a reabilitação dos internos. – explica Pastor Jorge Lima Coelho

Não existe nenhum tipo de relação oficial ou estável com outras instituições, os recursos necessários são obtidos através de doações esporádicas feitas por igrejas, comércio e voluntários. O dinheiro necessário para custear as despesas, quando não conseguido de fontes externas, é fornecido pela Igreja Assembléia de Deus do bairro Ribeira.


O Centro de Recuperação funciona em um sítio no bairro Agro Brasil, numa área rural da cidade afastada dos grandes centros, o que é de fundamental importância segundo o Fundador e Pastor Jorge Lima Coelho.

- O sítio estar localizado no interior da cidade, fato que contribui para que os internos optem por não abandonar o tratamento, uma vez que os portões não são trancados e a decisão de permanecer ou não no local é livre. – declara Pastor Jorge Lima Coelho.


A instituição foi registrada em novembro de 2006, mas já havia um funcionamento prévio das atividades, desde a fundação, cerca de 150 pessoas já passaram pela instituição. Dentre as atividades realizadas pelo Centro de Recuperação estão: terapia ocupacional, terapia de grupo, assistência médica (fora do local), auxílio pedagógico e orientação espiritual, além de momentos religiosos, tarefas domésticas, e a lida com horta e criação de animais.

Os internos podem ser indicados por terceiros, levados por familiares ou procurar por iniciativa própria. É feita uma entrevista com o presidente, que avalia se o indivíduo se encaixa nos critérios estabelecidos pela diretoria da instituição. Entre os itens avaliados estão a aceitação por parte do usuário de que tem o problema e precisa de ajuda, ser homem com idade entre 18 e 50 anos e não ser portador de doença mental. Cada interno pode permanecer pelo período de nove meses, considerado pela diretoria o tempo adequado para a recuperação por compreender o período de uma gestação.


No Centro de Recuperação Betuel as pessoas que sofrem com a dependência química têm a oportunidade de passar por um tratamento de desintoxicação e reabilitação na vida social, e a solidariedade tem papel fundamental nesse processo.

Para a recuperação de quem já é um dependente químico, um fator importante é a ajuda e a solidariedade encontrada em casas de recuperação e centros de reabilitação e ressocialização. Esses serviços muitas das vezes gratuitos têm o objetivo de promover a reabilitação de dependentes químicos e pessoas em situação de risco social, além de oferecer ajuda nas esferas física, psicológica, familiar e social.

Nenhum comentário: