quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Encontre e pratique equilíbrio



Por Renata Mattos Rocha

Na chegada, parece um castelo de conto de fadas com a entrada feita de pedras e muito verde em volta. Já no lado interno, o olhar se desvia para vários pontos. A beleza é tanta que não conseguimos focar em uma coisa só. O caminho de terra lembra a simplicidade do local e a beleza natural de flores, árvores e pássaros nos leva para um ambiente distante, de sonhos e paz. Mas não é só a natureza que impressiona. Quando a euforia passa e nos concentramos mais, nos damos conta das enormes esculturas de barro, cobertas por musgo verde que se encontram em completa harmonia com itens da natureza como pedras, lagos e árvores.
Nego, nascido Geraldo Simplício, artista e dono do local, conta que brincava com barro desde criança, pois nasceu e cresceu em Aurora, cidade muito pobre do Ceará e sua família não tinha condições para lhe dar brinquedos. Quando adolescente, a brincadeira se transformou em um meio de renda, pois começou a atender pedidos da vizinhança e fazer pequenas esculturas religiosas para vender.
Além das obras de barro, começou a trabalhar com madeira, fazendo peças para venda. Com as vendas e o sucesso, Nego ficou bastante conhecido na localidade e realizou exposição na cidade de Crato (Ceará), Fortaleza e Recife. Em 1969 foi convidado para fazer uma exposição no Rio de Janeiro, na Galeria Escala. A exposição não podia ter outro resultado senão a aprovação dos visitantes e, com isso, sua amiga e admiradora de artes, Cecília Falk o convidou para vir para Nova Friburgo.
Esse ambiente único é um Jardim, composto por enorme esculturas de barros: O Jardim do Nego. As esculturas de barro chegam a aproximadamente três metros e cada uma retrata uma história diferente. Dentre as obras, pode-se encontrar uma família de nordestinos migrando em busca de vida melhor, uma índia dando à luz de cócoras, um bebê engatinhando e muitas outras que impressionam e emocionam. As peças são confeccionadas nos mínimos detalhes e suas expressões faciais e corporais são os mais realistas possíveis. São olhares, fios de cabelo, unhas, dentes e expressões que deixam todos admirados com o trabalho desenvolvido pelo artista.
Localizado na RJ 130, zona rural, bairro Campo do Coelho é uma ótima opção de passeio para ser feito em família.

Nenhum comentário: