quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Associação dos Ostomizados busca apoio da sociedade friburguense

Por Diego Cristane

Fundada há mais de 10 anos, a Associação dos Ostomizados do Centro-Norte Fluminense vem buscando a cada dia se fortalecer divulgando a instituição, orientando os necessitados e conscientizando a população sobre a importância da colaboração e diminuindo o preconceito em torno do problema.





Criada para prestar auxílio aos ostomizados, a entidade reivindica direitos e apoio por parte dos órgãos municipais, estaduais e federais para obtenção de bolsas de ostomia (material essencial na vida de um ostomizado) e de acompanhamento médico.
A maioria dos associados é de baixa-renda e depende da ajuda que vem da associação. Entre eles estão crianças, homens e mulheres de todas as idades. A origem também varia, porque a entidade abrange os ostomizados de toda a região centro-norte fluminense. Esta região inclui as cidades de Carmo, Cordeiro, Cantagalo, Macuco, Bom Jardim, etc.
A maior conquista por parte da instituição é a atual sede, localizada na rua Mathilde Carpentier, no centro da cidade. Lá, é possível ao associado desde obter fácil cadastro até mesmo ir ao banheiro com toda a infra-estrutura necessária. Segundo a voluntária Regina, o acompanhamento dado ao ostomizado é fundamental para tornar suas vidas normais como eram antes.
- Aqui eles têm todo um auxílio, desde acompanhamento médico e material até acompanhamento pessoal do associado. Tentamos fazer o papel da família do ostomizado, indo até sua residência e prestando o auxílio devido – conclui.




Todo mês, uma reunião é realizada entre os associados e ela é aberta também à comunidade. O encontro é uma alternativa para unir e conscientizar a sociedade e a instituição para daí surgirem futuras parcerias.
Alguns eventos são promovidos para arrecadação de recursos, como chás e bazares, já considerados tradicionais na entidade. Atualmente a associação trabalha para realizar um bazar natalino.





Você sabia que um ostomizado pode praticar exercícios físicos? Clique AQUI para saber algumas curiosidades sobre a vida de um ostomizado.

Nenhum comentário: