quarta-feira, 26 de novembro de 2008

UMA ARTE MILENAR COMO FORMA DE EXPRESSÃO

Por Renata Mattos Rocha

O prédio é pequeno e pouco aparente aos olhos de quem passa pela rua. Porém, quando se sobe as escadas escuras, de corrimão frios, dá para ouvir um barulho diferente. Um som curioso que nem é alto, nem baixo, nem forte, nem fraco. Conforme os degraus vão ficando para trás, pode-se ouvir com mais clareza. Contudo, ainda não se consegue identificar o barulho.
Seguindo os instintos do corpo e se aproximando da pequena porta branca, o coração parece saltitar de tanta curiosidade. A “máquina” que produz o barulho é muito pequena e cabe nas mãos de Jefferson França, que lida com ela há aproximadamente seis anos. Em cima de uma mesa miúda, encostada na parede, existem tintas, estojos diversos, um catálogo e instrumentos enrolados separadamente em embalagens descartáveis, como se fossem materiais cirúrgicos.
Logo à frente de Jefferson, em uma cadeira branca, mais alta que o normal, está Fabiano Rocha. Sentado com uma expressão aflita e um copo de água na mão, ele diz estar calmo e procurando relaxar. Seus pés não param de balançar e seu rosto está com uma expressão curiosa, um misto de sorriso e choro.
França diz estar habituado com os diferentes tipos de reação das pessoas – “uns choram, outros ficam eufóricos, outros desmaiam... estou acostumado com isso, afinal é meu trabalho” – diz ele por entre a máscara branca que recobre sua boca e seu nariz. “Por dia, tenho de três a quatro clientes, dos mais variados. Cada um me pede uma coisa e sempre procuro atender da melhor forma”.
Esse é um exemplo do dia-a-dia de um tatuador. Ele trabalha em horário comercial, tem sala própria e uma clientela que cresce a cada dia. “O mercado está crescendo” – afirma ele. A tatuagem, datada de quatro a dois mil anos a. C. conquista um público cada vez mais diversificado e atento às novidades.
Antes, tratada com preconceito e discriminação, a tatuagem circulava entre os jovens e grupos de estilo próprio. Hoje, com o desenvolvimento das técnicas, dos desenhos e mais abertura para o assunto, são milhares de pessoas tatuadas. Alguns fazem para marcar um momento da vida, outros para homenagear alguém ou simplesmente para expressar um estilo... Os motivos podem ser vários.
O que vale lembrar é que tatuagem é coisa séria. Antes de tomar essa decisão, a pessoa precisa estar certa do que quer, pois o processo de reversão é longo e caro. Procure um tatuador conceituado, que utilize materiais descartáveis e em quem você confie. Escolha bem o desenho e esteja certo do que deseja. Com tudo isso decidido, curta esse momento e aproveite!

Nenhum comentário: