quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Portabilidade pode aumentar concorrência


Por Gustavo Golineli

A concorrência tem sido cada vez mais acirrada entre as operadoras de telefonia nos últimos anos. Com ofertas muita parecidas de planos e cobertura, os clientes vivem um dilema: Qual empresa escolher?

O empresário Fabrício Benvenuti tem uma rotina dura para se comunicar com seus clientes. Tem de dividir suas ligações em quatro celulares, de operadoras diferentes, além do telefone fixo, e ter que ainda divulgar números de contato comercial. A fim de economizar na conta de telefone no final, procura aproveitar as promoções oferecidas em todas elas para pagar menos.

O empresário é apenas um exemplo de usuários que utilizam dois ou mais celulares para se comunicar, o que engrossa a lista de aparelhos espalhados pelo país.

A Anatel divulgou em seu site os dados com aumento para 144,8 milhões de celulares até o mês de outubro, uma média de 75 aparelhos para cada 100 habitantes. As adições no mês de outubro foram de 4 milhões de celulares, mais que o dobro do que o mesmo período do ano passado que foram adicionados cerca de 1,9 milhões de telefones. Mas uma nova medida neste setor pode modificar um pouco este cenário num futuro próximo.

Neste ano os usuários de celulares de algumas partes do país já estão vivendo uma nova realidade que foi aguardada por muitos usuários de telefonia móvel: a lei da portabilidade do número.

No estado do Rio de Janeiro a portabilidade, regra que permite manter o seu número telefônico ao trocar de operadora em uma mesma área local, ainda não foi implantada, que está prevista para fevereiro de 2009 em todos os códigos (DDD) do estado.

Segundo funcionário de operadora de celular, Danilo Neder entende que os clientes terão assim oportunidades para buscas melhores serviços e vê com bons olhos a portabilidade dentro da sua empresa. “Estamos em busca do melhor atendimento. Não teremos problemas.” – diz.

Se quiser saber mais sobre a portabilidade o seu cronograma de implantação pelo país, clique aqui.

Nenhum comentário: