quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Jovens de Friburgo focam no concurso


Por Gustavo Golineli


A procura por um espaço seguro no mercado de trabalho não é tarefa das mais fáceis. Ainda mais um emprego com estabilidade financeira e profissional. Esta é a realidade que vive a estudante Karina Monnerat, de 23 anos que acaba de tentar mais uma vaga de professor no estado do Rio de Janeiro.

Desde pequena a jovem estudante sempre sonhou ser professora. As aulas de brincadeira para os irmãos menores ainda criança já confirmavam sua vocação. No ingresso à universidade, optou de cara para habilitação em licenciatura. Fez o primeiro período em Matemática, mas desistiu e mudou de curso. Cursa hoje o 6º período da faculdade privada de Geografia conciliando o emprego de auxiliar administrativo pra poder pagar o curso.

A estudante esteve presente na seleção da Secretaria do Estado de Educação no último domingo, dia 23 para tentar realizar seu sonho. Acompanhada de seu pai, formado em administração de empresas que também tentara uma vaga de docente nesta mesma área, fez a prova em que dissera não encontrar muitas dificuldades, mas temia não conseguir ser convocada por causa da grande concorrência, que cresce a cada ano.

O drama de Karina é apenas um de muitos no país inteiro que se preparam e estão numa busca incessante para conseguir um emprego público. E nessa busca contínua pelo objetivo tão definido, destes que, em sua maioria são de classe média e baixa apenas uma palavra passa pelas suas cabeças: concurso.

A procura pelo concurso público cresce tanto atualmente que está sendo fator determinante na escolha do curso de ensino superior. O estudante de direito Rodrigo Basalo confirma esta tendência. “O curso de Direito é extremamente voltado para a área de concursos, eis que a maioria dos cargos exige tal formalidade para ingressar na carreira.” – diz.
Rodrigo, que conclui o curso no final deste ano, já foi aprovado em um concurso mais não foi convocado até então. Mas mesmo assim ele não desanima. “Pretendo realizar todos os possíveis na área jurídica, como oficial de justiça, técnico judiciário, entre outros.” – conclui.

No concurso realizado para o magistério do estado, 68.245 mil candidatos fizeram as provas objetivas segundo o site da organizadora do exame a Fesp. Saiba mais clicando aqui.

Nenhum comentário: