quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Arte em Meio a Natureza

Por Camila Cabral

Natureza, ar puro e tranqüilidade o ambiente é um convite para o descanso. Mas cercado pelo verde o trabalho flui melhor. “Com a natureza ao redor, tudo conspira a favor da arte” – ressalta o artista plástico. O contato com a natureza cria um ambiente favorável para o trabalho artístico.


O artista plástico Eron Matoso, de 53 anos, afirma que o fato do ateliê estar localizado em meio à natureza aconteceu por acaso. Eron brinca ao definir a sua casa como um zoológico, pois parece atrair todos os tipos de animais, galinhas, cachorros, macacos, eles chegam e acabam ficando. Um pouco antes da entrevista o artista confessa ter acabado de alimentar um mico.


O lugar é propício para o aprendizado e a criatividade assim pode ser definido o local onde Eron Matoso, produz suas obras e transmite experiências e técnicas aos alunos. Eron ressalta que a inspiração para as artes plásticas acontece independente do ambiente que esteja o artista, seja ele urbano ou natural, ela vem de dentro.


Mas a natureza ao redor conspira a favor da arte. A professora Luciana Amaral, 38 anos, há três anos estuda com o artista e aprova o ambiente de tranqüilidade onde acontece o curso de pintura em tela e se sente muito mais motivada.


Junção de arte e natureza resume a vida do artista plástico Eron Matoso. O local onde fica o ateliê é cercado pela natureza e se transforma em um refúgio da rotina acelerada dos dias de hoje. Para relaxar e ter um momento de tranqüilidade, muitos alunos procuram o curso de artes plásticas de Eron Matoso, em Cachoeiras de Macacu, interior do Rio de Janeiro, como uma atividade alternativa.


Quem descreve a arte como uma verdadeira terapia é Rosa Mara Soares, 23 anos, aluna de Eron há dois anos. “Quando entro no ateliê parece que estou entrando em um paraíso”. O local onde as aulas acontecem é aberto, sem portas nem janelas e possui uma visão ampla para o verde que envolve o lugar. Animais como micos, sempre aparecem para fazer uma visita.



A dona de casa Rosa Mara não abre mão das suas aulas de pintura às segundas-feiras, ela afirma que este é o momento de esquecer do mundo aqui fora, dos problemas e das dificuldades do dia-a-dia, para se dedicar de corpo e alma a pintura e relaxar. “Praticar a arte ao ar livre é uma oportunidade única, a arte é simplesmente passar para a tela aquilo o que a natureza tem de mais belo” – reflete Rosa Mara.



Entre as habilidades artísticas de Eron encontram-se a pintura em telas, paredes, tetos e camisas, além de desenhos, mosaicos, esculturas em cerâmica e restauração. Com cursos no Museu de Belas Artes e no Museu de Arte Moderna no Rio de Janeiro, Eron valoriza a leitura, mas afirma: “O importante sobre mim é somente a minha arte. O que sai da minha mente através das minhas mãos”.















Para Eron a arte é sua vida. “Se tirassem à arte de mim estaria perdido”. Eron trabalha para agradar as pessoas, para mostrar o belo e para obter satisfação pessoal. Mas esse não é o único objetivo, também é importante transmitir o que se sabe, para isso o artista plástico dá diversos cursos em seu ateliê, além de realizar trabalhos voluntários buscando ajudar a sociedade através da arte.



Dentre os planos do artista plástico, está a construção de um Centro Cultural em seu ateliê. O projeto visa oferecer a população um maior acesso ao mundo da arte e da cultura. O primeiro passo é fazer um forno para pizza no próprio ateliê, onde Eron irá oferecer tanto a sua arte como os seus dotes de pizzaiolo, confraternizações particulares. Com os recursos arrecadados serão construídos ambientes para pesquisas e para exposições das obras dos alunos e um horto valorizando a natureza local.

Nenhum comentário: