quarta-feira, 23 de maio de 2007

Planeje sua viagem à Nova Friburgo

Site facilita a vida de turistas e faz friburguense redescobrir a cidade

Por Ana Carolina Tosto

As férias da metade do ano estão aí. O dentista José Carlos Rabha aproveita este período para descansar um pouco e ficar com a família. Ele mora em Angra dos Reis e afirma que praia não combina com inverno: “Os meses de junho e julho incentivam a gente a ir para um lugar mais friozinho. Este ano, Nova Friburgo foi escolhida para receber nossa visita”. Os turistas que como José Carlos pretendem conhecer a cidade contam agora com uma vantagem: planejar os roteiros de passeio, hospedagem, alimentação e diversão com apenas um click.

Recentemente, a cidade é o primeiro município do Estado do Rio a utilizar o Inventur (Inventário Turístico Digital). Uma nova ferramenta de catalogação e divulgação das informações turísticas e culturais através da internet. O trabalho é resultado do Projeto Nova Friburgo Cultural, promovido pelo Sebrae – RJ e pelo IDEIAS, com o apoio da TurisRio. O projeto foi patrocinado pelo Programa Monumenta, do Ministério da Cultura e pela Unesco. Para criar os roteiros, o IDEIAS pesquisou durante dois anos a cultura, o turismo e a história da cidade. Além do endereço oficial, o município agora pode ser conhecido também pelo
www.vistenovafriburgo.com.br.

Lá, o visitante pode “passear” pelos dez roteiros turísticos da cidade como a Praça Getúlio Vargas; Os Jardins de Glaziou (mais conhecido como os Jardins do Nova Friburgo Country Club), os Colégios Friburguenses, bem como a arquitetura e a religiosidade da cidade. Além disso, o turista pode saber um pouco mais sobre os povos que deram origem ao município na Praça das Colônias. Tomar um sorvete enquanto caminha pela feira de artesanato do Centro também é uma ótima opção. Os distritos de Mury, Lumiar e São Pedro da Serra têm destaque especial no site. Em todos os roteiros há links com mais informações sobre cada ponto turístico ou cultural; fotos e mapas de localização.

Além disso, o site está dividido em oito categorias, o que facilita a busca por hospedagem, alimentação, meios de transporte, agências de viagens e locais para fazer compras. Desta forma, o turista pode planejar melhor a viagem e os locais que deseja visitar. “A vantagem é que as informações estão sempre atualizadas. Assim, os visitantes não correm o risco de querer se hospedar num hotel que já não existe mais, por exemplo”, afirma a representante do IDEIAS Márcia Serra. O turista também tem acesso ao calendário de eventos e festas, informações sócio-econômicas, geográficas e históricas.

Nenhum comentário: