terça-feira, 29 de maio de 2007

Favelização não para de crescer em Teresópolis


Por Fabiana Lima
Teresópolis é a segunda cidade maior em favelização do Estado

No último estudo realizado pelo IBGE sobre o mapeamento das favelas existentes no estado do Rio de Janeiro Teresópolis teve uma triste colocação: tem a segunda mais alta taxa de favelização entre os 91 municípios do estado: 24,18% da população total do município vive em favelas. Levando-se em consideração que a cidade tem cerca de 140 mil habitantes, são em média 35 mil pessoas morando em comunidades carentes.

Teresópolis fica na frente do Rio de janeiro na taxa de favelização (18,8%) e atrás apenas de rio das ostras (40%). O Prefeito Roberto Petto contesta a alta taxa de favelização, levantada pelo ibge, porém, concorda que a falta de saneamento básico é realmente um problema crônico que atinge não apenas os bairros de baixa renda, mas toda Teresópolis.

A comparação entre o censo do ibge feito em 1991 e o último, realizado em 2000, mostrou que o número de favelas aqui emTeresópolis permanece o mesmo: são 22 espalhadas por toda a cidade. Entretanto, o número de domicílios dentro delas cresceu 37,59%.

O número de moradores subiu 22,88%. Ou seja, em quase dez anos, a população que reside nas favelas saltou de 28.103 para 34.532 pessoas. É o mesmo que dizer que quase 25% dos habitantes de teresópolis moram em locais onde não há infra-estrutura básica.

Nenhum comentário: