quarta-feira, 30 de maio de 2007

Explosão demográfica

Cresce cada vez mais a população de animais de rua em Nova Friburgo



O aumento da população de animais de rua em Nova Friburgo é incontestável e traz transtornos para a prefeitura e para os moradores. O grande problema é a rapidez com que eles se reproduzem. Em um período de dois anos, uma única cadela é responsável, direta e indiretamente, pelo nascimento de 500 filhotes.


Pela estimativa mundial, a população de animais em uma cidade é de cerca de 20 a 30% da população humana, sendo que a de animais de rua seria a metade disto. Ou seja, em uma cidade como Nova Friburgo, o número de cachorros de rua poderia chegar perto dos 20 mil. Mas segundo a Secretaria de Meio Ambiente, a população estimada de cães nas ruas da cidade não passa de 15 mil. Para o veterinário José Eduardo Bittencourt, essa quantidade de cães soltos nas ruas é uma prova do desequilíbrio ecológico existente na cidade. “Existem cachorros nas ruas porque tem lixo para eles se alimentarem e pessoas que cuidam e dão abrigo. Para controlar essa população, deve haver um trabalho integrado de educação das pessoas e esterilização dos animais”, garante o veterinário.



Em Friburgo, ONGs de proteção aos animais como a COMBINA fazem programas de conscientização para alertar as pessoas sobre as conseqüências do abandono de animais e, tentar convencer aqueles que estão pensando em comprar um animal de estimação a adotar um animal abandonado. Além disso, essas entidades fazem castrações em massa a preços populares, na esperança de diminuir a natalidade de cães e gatos que mais tarde vão parar nas ruas da cidade.



Por Nicole Künzel

Nenhum comentário: