quarta-feira, 9 de maio de 2007

Jovens friburguenses investem em cinema local

Por Luana Toledo

Criada em 2001, A Nomad produções é fruto da paixão de jovens friburguenses pelo cinema. Em 2001, os fundadores Fabian Santos, Ilson Junior e Aldo Balbi compraram os equipamentos com recursos próprios e lançaram seu primeiro curta: Na Frieza do Seu Olhar.

Os jovens precisaram contar também com o apoio de patrocinadores locais para conseguir outros equipamentos e locações. Fabian e Ilson são responsáveis por todo o processo, e se revezam nas decisões e encargos em cada filmagem.

“Com recursos próprios, compramos uma ilha de edição e, com um computador caseiro realizamos os efeitos especiais necessários ao curta que vinha a seguir – O Último Guerreiro – e montamos a primeira sede da empresa”, contam.

Todo o retorno financeiro foi investido diretamente na melhoria dos equipamentos e nas filmagens posteriores “Com isso conseguimos ampliar e melhorar o nível dos equipamentos, a fim de nos tornarmos auto-suficientes tecnologicamente”, explicam.

Os roteiros dos filmes produzidos até hoje pela Nomad são desenvolvidos pelos cineastas e, por enquanto, não têm em vista a adaptação de obras literárias. Além disso, um destaque nas obras são as tecnologias digitais utilizadas. No último curta – O Príncipe das Estrelas – contou com 105 takes repletos de efeitos especiais.

A empresa também produziu os curtas Lágrimas de Sangue, O Padre e o Malfeitor, Vírus, O Poema, Pra Você – animação – e Fora do ar. Além dos filmes, a Nomad produziu clipes para as bandas Yellow Green, Farsantes e Homocinética. Deste último, X-Cabaret ganhou o prêmio London Burning de melhor clipe independente de 2006.

Nenhum comentário: