segunda-feira, 28 de maio de 2007

A luta pelo direito de ser mãe




Cada vez mais mulheres adiam os planos de maternidade

Com a jornada dupla de trabalho que as mulheres vêm passando na vida contemporânea, o corre-corre do dia-dia faz com que muitos planos sejam adiados. Muitas vezes, uma oportunidade de emprego ou a falta de tempo atrapalham ,de certa forma a realização de sonhos. Entre estes desejos, pode-se citar a maternidade, cada vez mais adiada pelas mulheres, que em grande parte, deixam para realizá-lo depois dos trinta anos de idade. Porém, aí começam a surgir os problemas, já que a probabilidade de gravidez, torna-se menor, e aí, o bebê que está programado não vem na hora mais desejada, já que muitas vezes, é necessário recorrer a tratamentos demorados para engravidar e o casal acaba desistindo deste sonho.

Mas ao contrário do que muitos pensam, a idade não é o único fator que pode atrapalhar a vinda de um filho. Segundo a ginecologista Inês Cavalcanti, há também os chamados riscos modernos, como o stress, a poluição, o cigarro e o peso: “É até difícil de acreditar, mas o peso influencia sim na gravidez. Tanto a obesidade quanto a magreza excessiva provocam alterações no metabolismo e são capazes de inibir a ovulação. O casal deve pensar que até o estilo de vida deles está por trás de um bom resultado.”

A cabelereira Josiane Pirajá, 35 anos, até hoje não teve filhos, mas pretende engravidar ainda este ano. Para ela, um dos motivos pelo qual ainda não engravidou foi a relação instável que existia entre ela e o marido: “Nos casamos quando eu tinha vinte e três anos, mas no começo, nós brigávamos muito, por isso fomos adiando. Quando cheguei nos meu trinta anos, estávamos bem e então decidimos ter um filho e não conseguimos. Tentamos durante um tempo e nada. Segundo o médico, isto estava acontecendo porque eu estava tomando a pílula anticoncepcional há muito tempo. Continuamos tentando e não conseguimos. Então depois de um tempo decidi ir a outro médico que disse que eu deveria fazer uma cirurgia para limpar as minhas trompas. Ano passado fiz a cirurgia e agora acredito que esteja tudo certo.”

De qualquer forma, seja qual for o motivo para adiar um plano, é bom pensar se realmente vale a pena, pois nunca se sabe o que pode acontecer e aí estes sonhos podem não se tornar realidade.
***Por Juliana Stutz

Nenhum comentário: