quarta-feira, 30 de maio de 2007

Organização Pan-Americana da Saúde alerta para o uso do cigarro

Produto é responsável pela grande parte dos tipos de câncer

Por Talitha Santos

O cigarro foi considerado por muito tempo um símbolo de status. Porém, hoje em dia sabe-se que o cigarro é um dos piores inimigos da saúde.
De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde, o tabaco, composto principal do cigarro, é responsável por cerca de 30% das mortes de câncer no Brasil. Também é responsável por 90% das mortes de câncer de pulmão e por 25% das mortes por derrame cerebral.

De acordo com o Pneumologista Rodolfo Bachini Ramos, dos casos atendidos em seu consultório que são diagnosticados como câncer, 60% são provenientes do consumo do tabaco: “As pessoas ainda não se deram conta do malefício que o tabaco faz à saúde e ainda acreditam que é algo distante delas. Infelizmente, 30% dos pacientes que chegam para tratar uma pneumonia ou uma possível tuberculose, acabamos detectando com exames que o que desenvolveu-se foi o câncer de pulmão”, explica o médico.

Segundo a estudante de publicidade, Monique Silva de Miranda, com apenas 22 anos, já pôde perceber prejuízos causados pelo tabaco: “O médico detectou um desvio na artéria do coração, que foi causado, em grande parte pelo consumo do cigarro. Desde o segundo semestre de 2003, quando vim para a faculdade, comecei a fumar. Agora descobri este problema. Esse choque que tomei a pouco tempo, me fez diminuir, porém, ainda não consegui parar”, lamenta Monique.

Vários tratamentos vem surgindo como Psicoterapia, acupuntura, antidepressivos, spray nasal, adesivos contra nicotina e até chicletes de nicotina.
Para muita gente, parar de fumar é extremamente difícil, porém alguns benefícios são quase imediatos. Trinta minutos depois do último cigarro a pressão arterial volta ao normal e com uma semana já se nota a melhora no olfato, no paladar e até a respiração já normaliza.
Parar de fumar é possível e depende basicamente de força de vontade, porém sentindo dificuldades, procure um médico para orientá-lo.


Leia mais no site da OPAS:


http://www.opas.org.br/mostrant.cfm?codigodest=342

Nenhum comentário: