MPB (Música Popular Brasileira). Assim, com essa mistura de gêneros, surgia no país, ainda no período colonial, a história da música no Brasil. Do século XVI ao XVIII os ritmos musicais foram aparecendo e marcando essa trajetória. Diversos são os tipos de música que vieram ou surgiram no país, por isso alguns deles merecem destaque.Na segunda metade do século XIX surgia o Choro, ou como é conhecido, o Chorinho. Já no início do século XX começa a aparecer o Samba. Na década de 40, o Baião de Luiz Gonzaga aparece em destaque, principalmente com o sucesso de Asa Branca. Logo em seguida, um ritmo mais romântico chega como estilo musical, o Samba-Canção. Na metade da década de 50, em especial, um gênero sofisticado e suave marcava a MPB.
Renovador na música nacional e influenciada pelo jazz norte-americano, a Bossa Nova surgia para ficar, apesar de um declínio na mesma época. Esse estilo musical também marcou a história da música na cidade de Nova Friburgo que, aos poucos apresentou artistas, músicos e intérpretes da Bossa Nova.Esse foi o primeiro grupo da Bossa Nova: Tom, Vinícius, Bôscoli, Menescal e Lyra.
Com talentos natos, mas infelizmente não tão bem reconhecidos, a cidade
proporciona opções variadas da música brasileira para os apreciadores. Uma delas que, apesar de não ser friburguense, mas que lançou e marca sua carreira na região, é a intérprete Denise Pinaud. A história sobre a vida e carreira de Denise merece evidência. A cantora não dispensa comentários quando o assunto é música.
“Sempre que nos referimos a MPB estaremos englobando o samba, o axé, o funk, a bossa nova, entre outros, mas o que vejo com grande tristeza é a valorização de um estilo em detrimento do outro”, diz chateada Denise.
Para saber mais sobre a carreira de Denise Pinaud visite o endereço:
http://redacaojornalistica4.blogspot.com/2007/05/cantora-revelao-da-serra.html
Por Luanne Magalhães
Nenhum comentário:
Postar um comentário