sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Tiroteio no Morro do Juramento

Diferentes publicações da mesma notícia

Por: Mádhava Marchiori

No dia 29 de agosto o Rio presenciou mais uma luta contra a violência na cidade. Cerca de cem traficantes de morros diferentes invadiram o Morro do Juramento vestidos com uniformes similares ao do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), para tomar o controle do tráfico local.

Além de toda adrenalina solta na cidade maravilhosa, podemos nos surpreender com as diferentes formas de se ter acesso a mesma notícia. Confira tudo o que aconteceu sobre o tiroteio nos links abaixo.

Sobre o tiroteio que houve entre bandidos no Morro do Juramento, o jornal O Globo Online trocou de título com O Dia, por exemplo. Engraçado como que as matérias se completam! O Globo apresentou uma matéria um tanto vaga e com poucos hiperlinks para um veículo tão dinâmico, mas informou da paralisação do metrô. Já o jornal O Dia fez do lide uma chamada para a matéria além de não abordar que a invasão foi feita por traficantes vizinhos ao morro.

O JB Online manteve o seu padrão de notícias pelo qual ficou conhecido, mas se atrapalhou um pouquinho com a informação que estava veiculando. Com um título bem forte, o jornal abordou a prisão do ladrão de classe média alta “Lucas Malucão”, mas deixou para um subtítulo o papel de informar sobre os feridos e mortos no tiroteio.

No estado de São Paulo, o subtítulo do Estadão salvou o título que, apesar de bom, poderia ser mais atraente para a mídia digital. A matéria foi enxuta, mas bem apurada, conseguindo passar o que aconteceu no Morro do Juramento em apenas 9 linhas. Faltaram apenas os “básicos” hiperlinks para dar continuidade ao texto e saciar a curiosidade provocada pela notícia.

O Folha Online esqueceu que se tratava de uma mídia digital e deixou o título apenas com a força do nome do jornal. Em 8 parágrafos a notícia se desenvolveu com boa apuração, mas com as informações um pouco soltas, o que dificultou a compreensão do texto. Mas para salvar a matéria, foi incluído um segundo capítulo tratando da paralisação do metrô, e hipertextos no final da notícia, além dos que estavam inclusos no texto.

Para se ter uma boa compreensão dos fatos é preciso ler mais de um veículo. Com a internet ficou muito mais fácil de formar a própria opinião, desde que se leia mais de um noticioso.

Um comentário:

maria goretti disse...

Primeiro parágrafo: Morro do juramento, onde? Zona norte, sul? Cuidado com a pontuação e as frases longas..
"Adrenalina solta na cidade"....não está bom.Parece um King Kong solto na cidade.
"Confira tudo o que aconteceu"...tb não.Parece uma agenda cultural do tiroteio...
Vc é repórter que faz cobertura da cobertura...

O que significa "trocou de título"?
Para cada crítica, cite o exemplo.
Qual é padrão pelo qual o JB é conhecido?
Quais as infos soltas na Folha?

Desenvolva mais o desenlace.