segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Morro do Juramento em Guerra Urbana

Por Karine Abreu

O Morro do Juramento, situado na Zona Norte do Rio de Janeiro, enfrentou no mês de setembro, uma verdadeira guerra urbana. Desde maio deste ano, a facção Amigo dos Amigos, tomava conta do tráfico na comunidade. Em 28 de agosto, miliciantes organizaram uma invasão a comunidade, com intenção de dominar o tráfico, dando início a um confronto violento. Acompanhei durante as semanas, os sites jornalísticos.

O confronto causou pânico aos moradores e desordem no trânsito na Zona Norte. Raphael de Abreu, estudante de Tecnologia de Informação, conta que por onde passava era possível ver e ouvir o tiroteio.

“Moro no bairro Piedade tem pouco tempo, fica próximo ao Morro do Juramento, estou assustado com a violência daqui. No auge do tiroteio foram encontrados doze corpos na rua onde moro e não foi divulgado pela mídia. Acredito que os traficantes saem do Juramento e se refugiam em Piedade, aumentando assim o clima de tenção na sociedade”.

Raphael acredita que muitas notícias são omitidas pela mídia. Para ele, mesmo com as notícias de terror divulgadas, só quem vive por lá sabe a guerra que está acontecendo. A parir da declaração feita pelo estudante, tracei uma linha de comparação entre os jornais online O Globo, O Dia, Jornal do Brasil, A Folha de São Paulo e O Estadão, com a finalidade de analisar como as notícias estão sendo divulgadas.

O jornal Estado de São Paulo, mais conhecido como Estadão, divulgou várias matérias sobre os tiroteios no Morro do Juramento. As notícias postadas foram semelhantes a notas, contendo cerca de três parágrafos por edição, nelas haviam informações sobre os feridos, invasões feitas e as interrupções no metro. O hipertexto não foi utilizado, embora as tags usadas em excesso.
Confira a notícia na integra: http://www.estadao.com.br/geral/not_ger427582,0.ht

A Folha de São Paulo, mesmo não sendo do estado do Rio, apresentou ao leitor uma cobertura significativa. Textos atrativos e com muitas informações foram postadas, dando ao leitor a possibilidade de se informar sobre os acontecimentos do Morro. A Folha disponibilizou também hipertextos, facilitando a interação do leitor com o assunto.
Conheça o site da folha: http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u617332.shtml

A cobertura do Jornal O Globo foi singela. Notícias com apenas três parágrafos e contendo alguns erros de português, que poderiam ser evitados com uma breve leitura antes da postagem, deixaram a credibilidade do jornal de lado. O jornal disponibiliza hiperlinks apenas para os cadastrados, deixando a desejar aos internautas descredenciados.
Visite o Jornal O Globo: http://oglobo.globo.com/rio/mat/2009/08/31/policia-militar-faz-operacao-no-morro-do-juramento-767393604.asp

As notícias postadas pelo Jornal do Brasil deixaram a desejar. As fontes eram tiradas muitas vezes de sites de relacionamento e a cobertura foi simples, sem muitas informações. A matéria mais completa, contendo 11 parágrafos, tinha como manchete "Beira-Mar mandou invandir o Morro do Juramento”. Notícias mais simples não passaram de cinco linhas.

Constatei, no Jornal O Dia, erros de português e uma linguagem popular. Os títulos apresentados não chamavam muita atenção, mesmo assim as notícias tiveram bastante repercussão. O Dia disponibilizou hiperlinks e tags, mas muitos.

Nenhum comentário: