terça-feira, 29 de setembro de 2009

Teresópolis e as belezas do Parque Nacional da Serra dos Órgãos encantam turistas e moradores.


por Jaqueline Vilela Reis

Muito verde, trilhas exuberantes, vistas que levam ao longe, uma cachoeira dando boas vindas ao visitantes e muita, mas muita paz e traquilidade. Esse é o visual deslumbrante do Parque Nacional da Serra dos Órgãos em Teresópolis. Já da estrada que liga Rio de Janeiro a Teresópolis se vê grandes muralhas verdes.

O Parque Nacional foi criando em 1939 para proteger a paisagem e a biodiversidade deste trecho da Serra do Mar. São 10.653 hectares protegidos nos municípios de Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim. O parque protege mais de 465 espécies de aves, 83 de mamíferos e um grande número de espécies endêmicas (que só ocorrem nesta região).

Além de contar com espécies raras da fauna e flora, o Parque conta com piscinas de águas naturais, muito procuradas para refrescar os visitantes. No verão, ela compõe um belo cenário para piqueniques e atividades recreativas no inverno. Quem prefere algo a mais que um belo banho de piscina pode se aventurar pelas trilhas. Muitas delas com passeios curtos de até 15 minutos de caminhada, como a trilha da Primavera. Desbravar a trilha da Pedra do Sino que são cerca de 11 km (cinco a seis horas) de caminhada, ela requer muita resistência e preparo físico.

A Serra dos Orgãos é um dos mais tradicionais sítios de escalada do Brasil. Entre as fantásticas formações rochosas da Serra dos Órgãos destaca-se o Dedo de Deus (1.692m), marco referencial nacional de escalada, que pode ser visto até da cidade do Rio de Janeiro. O pico exige experiência e autorização prévia do Parque e acompanhamento de guia experiente.

O Parque conta tambem com um centro de Visitantes Cenário Verde, aberto ao público, da Sede Teresópolis. Dispõe de exposição permanente de fotos e documentação, maquete para melhor visualização dos principais picos e rios da Serra dos Órgãos. O espaço recebe também exposições temporárias e sala destinada às ações de educação ambiental, com equipamento para projeção de vídeos institucionais e educativos.

Para o especialista em escalada e fotógrafo Marcelo Medeiros, não é só chegar e subir o pico há toda uma preparação com equipamentos especiais. Marcelo hoje com 28 anos, disse que escala desde os 15 e que sempre há um brilho diferente quando sobe a montanha.

Além de turistas, muitas escolas fazem passeios com seus alunos nas sedes do parque em Teresópolis. Os alunos podem conhecer o Centro de Visitantes e assistir vídeos com informações sobre o Parque e caminhar pelas trilhas. Na sede Guapimirim, o grupo pode conhecer o Museu Von Martius e as trilhas e poços do Parque.

No dia 30 de novembro deste ano o parque completa 70 anos com muita festa. Vão ser inauguradas trilhas e obras. O museu Von Martius será reestruturado com exposições interpretativas e sinalizações bilingue. Todas as obras serão feitas com a parceira entre os Ministérios do Meio Ambiente e do Turismo.

Para utilizar a trilha da Pedra do Sino ou acampar na montanha é preciso pagar uma taxa de R$12, 00 por pessoa. O montanhista pode optar ainda, por utilizar o abrigo, uma alternativa de acomodação confortável no alto da montanha. Mas o visitante que quiser apenas dar uma volta pelas trilhas pagará um ingresso de R$3,00 por pessoa.

Clique aqui e saiba mais sobre as cadeias de montanhas do Parque Nacional da Serrá dos Órgãos.

Nenhum comentário: