segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Jovem morto no Juramento não tinha ligação com o tráfico.

Por Joanna Medeiros

No último dia 29 de agosto, ocorreu um confronto entre traficantes e policiais no Morro do Juramento na Zona Norte do Rio de Janeiro, causando pânico entre os moradores da região. Cinco policiais foram feridos.

Os moradores foram os mais prejudicados nas setes horas de tiroteio. Os meios de comunicação só publicaram o drama da família de Adilson Duarte. Quase um mês depois do tiroteio. O corpo do jovem foi encontrado no último dia 20 de setembro como foi publicado no Globo Online.

As informações sobre o caso noticiadas pelo JB Online, foram mais focadas nos policiais e na ação tática. Os militares arriscaram suas vidas para impedir a invasão na comunidade e acabaram feridos, um deles em estado grave.

De acordo com o 9º BPM, o confronto foi provocado por traficantes que abordaram os policiais que patrulhavam a região. Os feridos foram levados ao hospital Salgado Filho, segundo informações divulgadas pelo site Folha Online, que deu ênfase ao estado de saúde desses policiais.

Ainda sobre o estado de saúde dos militares, o Jornal O Dia, abusou do drama para dar a notícia sobre os ferimentos dos policiais Telmo da Costa Lima, Valdecir Cordeiro de Jesus, Alessandro Alves de Melo, Luciano Lopes de Oliveira e Gustavo Ribeiro Meireles.

O Estadão noticiou o fato em poucos parágrafos, dando ênfase aos políciais, não mencionaram moradores, nem os transtornos causados pelo confronto.

Apenas um dos veículos de comunicação mostrou o drama humano, que é o que chama mais atenção em uma notícia para a internet, o site do Globo Online, que tratou do assunto focando naquilo que prende a atenção dos leitores, a tragédia.

As outras empresas de comunicação trataram mais da violência em si, mas não das consequencias imediatas para a população como a morte do jovem. Os títulos das matérias usaram as palavras "tiroteio" e "policiais" como forma de chamar a atenção do leitor para a notícia.

3 comentários:

maria goretti disse...

primeiro parágrafo:...pânico entre os moradores.

segundo parágrafo: contudo, todavia, evite...

maria goretti disse...

O drama da família...vc deve dar mais detalhes do drama...entrevistas do pai, etc

terceiro parágrafo: ponto depois de "e na ação tática". XX policiais(número de policiais envolvidos na operaçao) arriscaram....e xxxx acabaram feridos, um em estado grave.

maria goretti disse...

Os dois últimos parágrafos: refazer pontuação e conteúdo.
Criar mais subtítulos. O Título está no caminho certo. Faltam acertos.
Jovem Morto no Juramento não tinha ligação com tráfico

(sub)A cobertura da mídia ignorou sofrimento da família