sábado, 5 de setembro de 2009

Morro do Juramento: a busca pelo diferente faz a mídia cair no banal

Por Henrique Ramos

O Morro do Juramento enfrenta uma verdadeira guerra. Desde o dia 28 de Agosto, a comunidade localizada na zona norte do Rio, se encontra no meio de um tiroteio. Facções rivais disputam o domínio do tráfico no local e a polícia já começou a intervir no caso.

Jornais de todo o país divulgaram amplamente as notícias do tiroteio através da internet, cada um com suas características próprias. As diferenças de cobertura foram enormes. No entanto, em uma análise mais aprofundada, faz-se transparecer que ainda é pequena a preocupação com o formato e a qualidade das matérias da internet, tendo maior importância a busca pelo imediatismo. Acompanhe as coberturas:

O jornal O Globo traz em sua matéria um título um pouco extenso. Em 3 parágrafos, informa muito pouco sobre o caso e entra em detalhes desnecessários.

Confira a postagem:
http://oglobo.globo.com/rio/mat/2009/08/31/tiroteio-no-morro-do-juramento-para-circulacao-do-metro-por-tres-vezes-767397864.asp

A Folha apresenta um título extenso e mal formulado. Em um texto de 7 parágrafos, que assusta o leitor, oferece detalhes demais e deixa a matéria burocrática demais.

Confira:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u617457.shtml

O Estadão é o que apresenta o lide mais bem elaborado dentre os jornais analisados. Traz uma matéria de 4 parágrafos, bem trabalhada, de bom tamanho. Mas peca ao insistir em detalhes irrelevantes.

http://www.estadao.com.br/geral/not_ger427582,0.htm

O Dia é um dos poucos a apresentar um título que não chama atenção para a interrupção dos metrôs, dando mais importância para o trânsito. Com um lide detalhista demais, se conseguir que o leitor passe por ele já será uma vitória. Conta com uma foto e 6 parágrafos, definitivamente a matéria mais desinteressada.

Confira você mesmo e dê sua opinião:
http://odia.terra.com.br/portal/rio/html/2009/8/intenso_tiroteio_no_juramento_fecha_o_transito_por_quase_uma_hora_e_meia_32464.html

O JB apresenta uma cobertura instantânea do caso analisado e não localizei até então uma atualização. A pílula postada no momento do tiroteio, apesar de pequena é bem articulada e bastante informativa.

http://jbonline.terra.com.br/pextra/2009/08/31/e310826874.asp
Dê a sua opinião e comente neste blog!

Um comentário:

maria goretti disse...

Henrique, gostei das frases curtas e objetivas. Mas dê um toque a mais, além do que vc já fez no fim da reportagem. Interessante chamar para a polêmica. Crie outras polêmicas com personagens ou entrevistados entre as análises.