segunda-feira, 28 de setembro de 2009

ANJ: 30 anos lutando contra a violação da liberdade de imprensa

A Associação Nacional de Jornais (ANJ) comemorou ontem 30 anos, completados no di a17 e mostrou preicupação quanto a recentes casos de violação à liberdade de imprensa.

A presidente da ANJ, Judith Brito, denunciou que, só nos últimos meses a entidade registrou 31 casos de agressão a imprensa no país.Em entrevista a presidente deixou claro sua opinião a respeito da liberdade de imprensa.

_ A liberdade de expressão, mais que um direito dos jornais, é um direito do cidadão _ afirmou ela.

Para o diretor-geral de Produções do grupo RBS, Marcelo Rech, os juízes devem estar atentos à indústria do dano moral que, sob o pretexto de garantir direitos tem sido poderoso instrumento para inibir o jornalismo independente .


Jornalistas presentes ao debate foram unânimes em criticar a decisão do desembargador Dácio Vieira, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, que pôs o jornal " O Estado de S. Paulo" sob censura e proibiu a publicação de reportagens relacionadas ao empresário Fernando Sarney filho do presidente do senando José Sarney (PMDB- AP).

Merval Pereira, colunista do Globo, condenou a censura prévia, mas acredita que a sociedade está incorporando a liberdade como valor essencial.

Por Ingred Joia.

Nenhum comentário: