segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Entrevista com Daniela Garcia, secretária de meio ambiente de Santa Maria Madalena

Por Bruno Mourão

Como é esse desafio de ser secretária de meio ambiente no município?
Secretária- Não vejo desafio, mas sim como mais uma missão em minha vida. Desde 1988 venho trabalhando direto com causas e feitos para o meio ambiente. Prestei 20 anos de serviços ao batalhão da polícia florestal e de meio ambiente no combate e repressão aos crimes ambientais. Em 2006 conclui o curso técnico em meio ambiente.

Qual é a maior dificuldade da sua secretaria atualmente?
Secretária- Estamos atuando em um prédio situado dentro do Horto Florestal Santos Lima, porém as instalações físicas são muitos precárias, mas há possibilidade ainda este ano de construirmos uma sede nova para a secretaria municipal de meio ambiente. O prefeito Arthur Garcia já está estudando esta possibilidade. No entanto a dificuldade maior é a ausência de viatura para execução da nossa operacionalidade.

Fale um pouco, do projeto Guarda mirim Ambiental, que a prefeitura esta criando através da secretaria de meio ambiente.
Secretária - Possuímos vários, um deles é a criação do guarda mirim ambiental, este projeto visa a formação anual de uma turma de guarda mirins através de curso preparatório ministrado pela SMMA com intuito de desenvolver a formação de caráter, a integração social e a consciência ambiental. O projeto busca participação de jovens e adolescentes de ambos os sexos, de 14 a 17 anos, devendo estar matriculado em estabelecimento de ensino, moradores de Madalena, e com freqüência escolar boa.
Serão abertas 40 vagas anuais, sendo 20 para meninas e 20 para meninos, a seleção dos candidatos ficará a cargo da secretaria de educação. A duração do curso será de 60 dias corridos, onde eles terão aulas teóricas e praticas. Os alunos terão aulas de Turismo ecológico, Educação Ambiental, prevenção e combate aos incêndios florestais, disciplina e dinâmica de grupo, conscientização sobre drogas, primeiros socorros, segurança do trabalho, dentre outros.
Após o curso os alunos realizarão estágio juntos aos setores da Prefeitura, o estágio terá duração de 10 meses, sendo 3horas por dia em 3 vezes na semana.Este projeto esta aguardando apenas a aprovação da lei que institui pela Câmara de Vereadores e após aprovado, terá então o início.

Quais são os próximos projetos da secretaria, ainda para este ano?
Secretária- A SMMA esta elaborando inúmeros projetos, entre eles a melhoria na rede de capitação de esgoto dos bairros do Largo do Machado e do Arranchadouro, realização do II passeio ecológico,reativação do conselho municipal de meio ambiente, criação do fundo municipal de meio ambiente, estamos também com um projeto de conscientização e execução de uma coleta seletiva de resíduos sólidos domésticos, a princípio separando em dois tipos “secos e molhados”, confecção de bolsas ecológicas.

Agradecimentos finais: A frente da SMMA, como secretária, agradeço o companheiro e amigo Arthur Lima, prefeito da cidade, por ter confiado em mim, e não medirei esforços para a perfeita execução de um trabalho voltado para o desenvolvimento sustentável e de responsabilidade sócio ambiental.

Um comentário:

maria goretti disse...

discutir em sala