domingo, 4 de outubro de 2009

Prêmio Então Mostra: Alunos de Comunicação da Estácio de Nova Friburgo em 1° lugar


Matéria referente a Av1
Por Marcelo Drummond

No dia 16 de junho,quatro alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade do campus Nova Friburgo levaram o 1° lugar em diferentes categorias do Prêmio Estácio de Comunicação Então Mostra. A solenidade de entrega aconteceu no Rio de Janeiro, mais precisamente no Campus Tom Jobim, situado na Barra da Tijuca. Nova Friburgo teve a maior premiação geral, empatando apenas com Madureira. O campus Rebouças faturou o segundo lugar com três vencedores. Os campi Tom Jobim e Petrópolis ficaram na terceira colocação com um prêmio cada.

O Então Mostra foi realizado pela Universidade Estácio de Sá com a intenção de estimular a produção dos alunos do curso de Comunicação Social. Os vencedores foram contemplados com bolsas de estudo para pós-graduação. O concurso teve 255 trabalhos inscritos e 74 finalistas.

Para o coordenador do curso de Jornalismo da Estácio de Nova Friburgo, Jorge Maroun, o resultado foi gratificante. “Somos um campus pequeno em número de alunos e estamos no interior, no qual o acesso a livros e empresas de mídia de ponta são mais restritos. Por isso, cada conquista é uma grande vitória.” Segundo o coordenador, o tamanho reduzido do campus tem suas vantagens. “Por outro lado, sermos pequenos nos ajuda a acompanhar os alunos mais de perto, entender suas dificuldades e trabalharmos em equipe.”

O aluno e finalista Raniery Bardasson da Costa, do 8° período de jornalismo, fez uma matéria sobre o enterro da atriz Dercy Gonçalves, em Santa Maria Madalena, publicada na página da internet Friweb Estácio Notícias. O estudante participou na categoria Reportagem Digital. Mesmo sem ganhar o primeiro lugar, Raniery Costa afirma ter sido valiosa a experiência. “Isso incentiva a gente a participar de outras atividades, outros concursos e acaba melhorando a qualidade dos alunos”.

Outro finalista, o repórter do site Friweb Estácio Notícias, Rafael Seabra, de 23 anos, produziu uma matéria sobre cursos de capacitação do Senac. Essa reportagem foi publicada no jornal local Século XXI. O estudante concorreu na categoria Jornalismo Informativo. “Levei cerca de uma semana para produzir e digitar tudo”, afirma Rafael Seabra. O repórter e estagiário da Estácio ainda não terminou o curso e já dono de um portfólio com 1000 matérias. Para o finalista o mais importante é o incentivo para os alunos trabalharem nos laboratórios e não chegarem ao mercado sem nada para mostrar.

Vencedores do Campus Nova Friburgo




Foto publicitária:Luanda Caetano Abicalil



Programa de Tv:Roberto Pinheiro de Sá



Reportagem Digital:Mariana Guimarães Pinheiro



Ilustração:Vinicius Adame Rodrigues

Fonte das imagens: Site Friweb Estácio Notícias
Todas as fotos são da autoria de Raniery Costa


Leia aqui a entrevista com o vencedor da categoria Programa de TV, Roberto Pinheiro de Sá.

Nenhum comentário: