domingo, 4 de outubro de 2009

Fique por dentro do Parque Nacional da Serra dos Órgãos em Teresópolis e conheça outros pontos principais.

Por Jaqueline Vilela reis

Dedo de Deus e Pedra do Sino são os principais pontos da região. E você sabe Quais sao os nomes de outras montanhas da Serra dos Órgãos? Pode parecer estranho mas poucos teresopolitanos sabem responder essa pergunta apesar de morarem em uma terra abençoada por tanta beleza natural e olhando para essa cadeia todos os dias.

Vou alistar as principais montanhas da serra, vistas de um local de fácil acesso, o mirante do Vale do Paraíso. Da parte mais alta daquele bairro, avista-se desde o Santo Antônio Mirim até a Pedra do Papudo, sem citar outros cumes que estão na área urbana de Teresópolis e vizinhos ao PARNASO. Dessas, a mais alta tem 2.245 metros de altitude e pode ser acessada através de caminhada semipesada

morro de Santo Antonio nos anos 30, essa montanha também era conhecida Pico da Bandeira. Nela ficam duas trilhas curtas, acessadas pela parte baixo do Parque Nacional. De um lado a Mozart Catão, que leva até o mirante Alexandre Oliveira e de onde se avista boa parte da cidade, e do outro a Cartão Postal – onde o mirante deixa o caminhante de frente, literalmente, para o Dedo de Deus. Na parte rochosa do Santo Antonio Mirim há diversas vias de escalada, a maioria em setor conhecido como “Fritz”. A altitude é de 1.319 metros.

Cabeça de Peixe a trilha do Peixe tem início próximo a “santinha”, na Rio-Teresópolis, e é bastante íngreme em toda sua extensão. O cume tem 1.680 metros de altitude. Outra importante montanha é o Capucho do Frade, primeira das três que compõem o “frade” da Serra dos Órgãos, não é perfeitamente vista do vale. Somente seu cume é percebido. O acesso é feito através da Travessia da Neblina, antes do paredão “Roy-roy”. Caminhada semi-pesada e um lance de cabo de aço.

Outra montanha cuja conquista tem ligação direta com Teresópolis é conhecida como Nariz e Verruga do Frade. Entre os desbravadores, que chegaram aos 1.920 metros de altitude em 24 de julho de 1933, está Miguel Inácio Jorge. Ele ficou conhecido por ser o responsável pela manutenção do relógio da igreja de Santa Tereza, função que cumpriu até os 90 anos de idade.

E por ultimo a Agulha Bonatti. É o menor cume da Serra dos Órgãos e dificilmente pode ser visto por quem nunca esteve lá e sabe do que realmente se trata. Fica abaixo do Papudo, escondida em meio a floresta de Mata Atlântica. É uma “agulhinha” mesmo, cujo cume só cabem três pessoas sentadas como estivessem em um cavalo.

Alem desses pontos há outros picos de grande importância para o Parque Nacional. Quem quiser ingressar nas trilhas de montanhas cujo acesso é feito pela Rio-Teresópolis, não é necessário pagar ingresso. Porém, é preciso passar na portaria do Parque e preencher termo de responsabilidade. Para as outras, o ingresso custa R$ 12 por dia. Desde 16 de março, só tem desconto de 50% nesse valor os associados de clubes filiados à Femerj, como o CET. No caso de montanhas onde é necessário escalar, não o faça sem a utilização do material correto e conhecimento técnico. Mesmo nas caminhadas, busque mais informações para evitar surpresas desagradáveis e acidentes.

Fonte: Alta Montanha (site)

Nenhum comentário: