segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Usina Hidrelétrica entre Macuco e Trajano de Moraes vai compor o Sistema Energético Nacional

A Desenvix, empresa responsável pela construção da PCH Sossego (Pequena Central Hidrelétrica) http://www.energiahoje.com/ que vai ser localizada entre os municípios de Macuco e Trajano de Moraes, realizou na primeira quinzena do segundo semestre de 2009, no auditório Francisco Oswaldo Neves Dornelles em Macuco, audiência pública para apresentação e discussão do relatório de Impacto Ambiental da PCH.

A mesa foi composta pela representante do Ministério Público do Estado, a advogada Renata Aline Castro; o secretário municipal de administração de Macuco, Wildimar de Souza Faria; o vice-prefeito de Macuco, Felix Lengruber (foto representando o prefeito Rogério Bianchini); o prefeito de Trajano de Moraes, Carlos Gomes; representando a Desenvix - o engenheiro ambiental, Felipe Koefender; a analista ambiental do INEA (Instituto Nacional de Estudo Ambiental) Silvia Maria e o presidente do CECA (Comissão Estadual de Cuidados Ambientais), Antonio Carlos Gusmão.

O presidente do CECA foi quem presidiu a solenidade. "É uma reunião para esclarecimentos de dúvidas. Como vai ser o empreendimento? O que vai trazer de bom ou ruim para os municípios envolvidos?", disse Gusmão.

A primeira apresentação foi realizada pelo representante da Desenvix, o engenheiro sanitarista e ambiental Filipe Koefender." A Desenvix quer ser proprietária, construir e operar a hidrelétrica.Somos uma empresa com 2.500 funcionários em todo o Brasil. A empresa é dona de empreendimentos hidrelétricos e já possui algumas usinas em operação, entre elas a Santa Rosa (Rio Grande), localizada entre os municípios de Cordeiro e Bom Jardim", explicou Koefender.

A PCH Sossego, em fase de desenvolvimento, possui uma capacidade de 17 mW. Ela vai ser construída sob o Rio Grande e está localizada entre os municípios de Trajano de Moraes www.trajanodemoraes.rj.gov.br e Macuco www.prefeituramacuco.rj.gov.br . Na margem esquerda - Macuco ocupando 65 hectares e direita Trajano de Moraes ocupando 98 hectares, gerando uma potência de 17 MW, com capacidade para abastecer uma cidade de 40 a 50 mil habitantes. A energia gerada vai compor o Sistema Energético Nacional.

"A Desenvix vai gastar 85 milhões de reais, gerando inicialmente 300 empregos diretos e 500 indiretos. Temos uma previsão de iniciar a construção no início de 2010. Claro que, após a licença de autorização do INEA, órgão que vai aprovar pelo ponto de vista ambiental", explicou Koefender.

A representante do Estudo de Impacto Ambiental, Mayra Santos, realizou uma apresentação sobre as áreas de Estudo e infraestrutura ambiental." Na localidade temos um área de reservatório de 167 hectares e vai ser circundado por uma área de preservação com no mínimo 30 metros", disse Mayra.

Segundo informações do representante da Desenvix, as propriedades atingidas pelos empreendimentos serão indenizadas pelo valor de Mercado, ou desapropriadas.

Nenhum comentário: