quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Velha Guarda da Portela revela seus “mistérios"

Por Renata Mattos Rocha

O samba é um ritmo musical que faz muito sucesso no Brasil. Não só no carnaval, mas no dia-a-dia do povo, o som do pandeiro e as cordas do cavaquinho agitam a vida de todos.
Embalada neste ritmo, em uma roda de samba na comunidade da Portela, Marisa Monte divide experiências com os sambistas. A Portela é a maior detentora de títulos do carnaval do Rio e sua gente tem muitas histórias para contar.
Percorrendo as ruas de Oswaldo Cruz, bairro da Zona Norte carioca, Marisa Monte se deparou com personagens e histórias que revelavam o universo do samba e das composições que fazem tanto sucesso na boemia carioca.
Entre uma batida e outra, conversas e revelações que atraíram a atenção da cantora para a Velha Guarda. Além das rodas de samba, Marisa também visitou a s casas dos sambistas e a quadra da escola. Assim, a Portela começou a revelar seus segredos e seus mistérios sobre o mundo do samba.
As letras de música e a simpatia da Velha Guarda despertaram curiosidades e levaram Marisa a documentar tudo o que estava sendo dito. Compositores como Doca e Eunice cantavam seus sucessos e animavam o ambiente.
Inspirada no cotidiano da comunidade, Marisa Monte decide fazer um documentário como forma de homenagem. O longa metragem “O Mistério do Samba”, estréia nesta sexta, 29.
O filme mostra como o dia-a-dia da comunidade carnavalesca da Portela torna-se inspiração para músicas que estão entre as mais belas do cancioneiro popular do país. Com 88 minutos de duração e direção de Lula Buarque de Hollanda e Carolina Jabor, o filme é uma idéia de Marisa Monte que também atua como produtora.

Nenhum comentário: