quinta-feira, 25 de setembro de 2008

“O Mistério do Samba” Homenagem de Marisa Monte à Velha Guarda da Portela

Por Isabela Ignacio
A alegria do samba contagia a todos. E isso não é diferente para Marisa Monte, uma das mais famosas cantoras da música popular brasileira.
Atrás da história do samba, a cantora procurou por consagrados nomes da Velha Guarda da Portela. E foi caminhando pelas ruas de Oswaldo Cruz, bairro da Zona Norte carioca e berço da Velha Guarda, que Marisa Monte iniciou suas pesquisas descobriu muito sobre o samba.
Entre uma conversa e outra e, é claro, nas rodas de samba, a cantora conheceu a vida e o cotidiano de quem faz parte da história da música brasileira. Com gravador nas mãos Marisa colheu depoimentos emocionados de integrantes da Velha Guarda. Entre eles o testemunho de Aniceto, Antônio Rufino dos Reis, Monarco, Casquinha, Casimiro da Cuíca, Argemiro e Jaú do Cavaquinho.
Toda esta pesquisa teve início em 1998, quando a cantora se preparava para gravar o CD “Tudo Azul”, que reuniu as músicas descobertas por Marisa Monte nestas andanças. Ao todo foram encontradas cerca de 100 músicas, praticamente todas inéditas e que estavam prestes a serem perdidas ou esquecidas.
Um trabalho que durou quase dez anos atraiu a atenção de muita gente e resultou no documentário “O Mistério do Samba”. Uma homenagem da cantora à Velha Guarda da Portela. O filme foi dirigido por Carolina Jabor e Lula Boarque de Holanda.
O documentário tem a participação especial de Paulinho da Viola e Zeca Pagodinho. Um outro diferencial é valorização das mulheres, tão importantes para o samba, porém, nem sempre lembradas com o valor devido.
A estréia é nesta sexta-feira nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Belo Horizonte, Brasília e Santos.

Nenhum comentário: