quinta-feira, 4 de setembro de 2008

"Abram alas, deixa a Portela passar"

Por Rafael Prado Pedrosa

“ Gosto que me enrosco”, samba composto por Noca da Portela, Colombo e Gelson no ano de 1995, que conquistou a Sapucaí e o vice-campenato do grupo especial do Rio de Janeiro, expressa um pouco o sentimento dos portelenses pelo samba e pela escola do coração. No inicio da letra os sambistas pedem parar abrir alas e deixar a Portela passar. Esse foi o último grande samba feito pela escola de Madureira e há anos a agremiação não ganha o título do grupo especial.

Mas nem só de vitórias é feita uma escola de samba. Existe a história, a paixão, os fatos que marcaram a localidade e até mesmos os defiles. Pessoas nasceram, viveram e morreram e amaram a escola de samba.

Porém nesse ano a Portela ganhou da Marisa Monte mais que um título, e sim justa homenagem e presente, o lançamento do documentário “ O mistério do Samba”, feito por Carolina Jabor e Lula Buarque de Hollanda, com depoimentos de Zeca Pagodinho e de Paulinho da Viola, foram regatadas músicas e histórias da comunidade.

Com mais de 200 horas de filmagem e dez anos de produção, Marisa viu novos e antigos portelenses afirmar e reafirmar o amor à escola de Oswaldo Cruz. O projeto foi iniciado em 1998 no CD de Marisa, “Tudo Azul”, onde procurou resgatar músicas que estavam esquecidas e desaparecidas.

O documentário estréia no dia 29 em São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro, Recife, Belo Horizonte, Brasília e Santos.

Nenhum comentário: