quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Homenagem à Portela

Por: Lygia M. F. Evangelista

Marisa Monte, além de cantora se mostra uma dedicada pesquisadora. Isso ficou provado quando ela decidiu percorrer as ruas do pequeno bairro de Oswaldo Cruz, zona norte do Rio de Janeiro. O objetivo de Marisa era realizar uma pesquisa e assim recuperar composições dos anos 40 e 50 até então não gravadas. Sempre muito simpática e tendo em suas mãos um gravador, Marisa esteve pronta a ouvir os veteranos sambistas que fizeram a história da Portela. A azul e branco é a escola de samba que detém o maior número de títulos de carnaval.

A pesquisa foi iniciada em 1998, quando a cantora começou a produzir o CD “Tudo Azul”, um resgate da obra dos compositores da velha guarda da Portela. O material foi fornecido por familiares de sambistas já mortos.

Marisa encontrou cerca de 100 músicas, quase todas inéditas, que corriam o risco de desaparecer.

“ A sofisticação vem da pureza, do contato direto com os sentimentos” resumiu a cantora Marisa Monte ao descrever a origem da beleza dos sambas da velha guarda.


Essa associação dela com o samba não é de hoje. Vale lembrar que a cantora é filha do ex- diretor da Azul e branco, Carlos Monte.

Durante quase dez anos, Marisa reuniu depoimentos de integrantes históricos da Velha Guarda, como Monarco, Argemiro, Jair do Cavaquinho, Aniceto, Antônio Rufino dos Reis, Casquinha e Casemiro da Cuíca. Também foram ouvidos portelenses mais jovens como Paulinho da Viola e Zeca Pagodinho.

Todo esse empenho da cantora teve um propósito, o de homenagear o samba, esse gênero musical que geralmente conta um pouco da vida e do cotidiano de quem mora nas cidades.

A homenagem veio em forma de documentário “ O Mistério do Samba” dirigido por Carolina Jabor e Lula Buarque de Hollanda.
O filme estréia nesta sexta-feira em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Belo Horizonte, Brasília e Santos.

O documentário abriu o Festival de Paulínia este ano e foi programado para uma sessão ao ar livre durante o Festival de Cannes, mas teve sua exibição cancelada por causa do mau tempo.

"Faço isso como cidadã." Assim a cantora Marisa Monte definiu sua participação na preservação da obra e da memória da Velha Guarda da Portela, retratada no documentário "O Mistério do Samba".

Nenhum comentário: