terça-feira, 10 de abril de 2007

Teresópolis ainda sofre com as chuvas do começo do ano


Danos na cidade chegam a 50 milhões de reais

Os problemas deixados pela chuva do começo do ano ainda preocupam os agricultores de Teresópolis. Muitos deles chegaram a perder toda a produção. Um exemplo é o produtor de tomates Carlos Maurício, que teve prejuízo de 100%.

" Para tentar reaver uma parcela do dinheiro que perdi tive que plantar alface, além desta produção ser menos custosa o ciclo é mais rápido", afirmou o produtor.

Muitos produtores recorreram a produção de alface, que demora menos tempo para ser cultivada, fazendo com que o preço da hortaliça caísse bruscamente. Esta crise provocou uma série de consequências na região, onde a agricultura é o setor que mais emprega.

"Os produtores ainda estão com problemas para abastacer o mercado com leguminosas como o tomate, jiló e pimentão, que têm um ciclo de produção de longo prazo", diz Maurício Reis, Engenheiro Agrônomo da Emater.

De acordo com o Ibge, existem em Teresópolis 2.954 propriedades rurais e 22.888 pessoas envolvidas com atividade rural, ou seja 15% da população. A cidade é a maior produtora do Estado de verduras, legumes e polkan.

Com a colheita de 80 mil toneladas de legumes e verduras por ano, Teresópolis, junto com Nova Friburgo e Sumidouro, faz parte do segundo maior pólo produtor de hortigranjeiros da América Latina.

Sandro Dias, secretário municipal de agricultura afirma que o prejuízo contabilizado na região rural da cidade é grande.

"Entre os danos das casas destruídas, pontes e estradas na região rural da cidade a soma total do prejuízo é de cinquenta milhões de reais", diz o secretário.

De acordo com a Prefeitura de Teresópolis o Governo Federal liberou uma verba de 23 milhões de reais para a ajuda na recuperação da cidade, mas a liberação do dinheiro depende de um projeto que deverá ser concluído ainda neste semestre.


Sites Relacionados:

http://jornalnacional.globo.com/Jornalismo/JN/0,,AA1412904-3586-616042,00.html

http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=1754

Um comentário:

REDAÇÃO JORNALÍSTICA IV disse...

Não está assinada.
Precisa trocar : deixados- provocados pelas chuvas. A profissão antes do nome, etc. Vamos conversar em aula. Seja lá quem for.