quarta-feira, 11 de abril de 2007

Mata Atlântica: Siga o caminho que resta


Guia de sites da história, estatísticas e projetos de proteção e preservação da mata litorânea do Brasil.

A Mata Atlântica era uma barreira florestal constituída em toda a extensão do litoral brasileiro, mas a sede de exploração dos colonos portugueses que aqui chegaram em 1500 fez com que a área de 1.000.000 Km², hoje fosse reduzida a 7% da mata original.
No início, a devastação tinha o cunho de abrir território para o centro do país e exploração dos recursos naturais – extração da madeira e corante da casca do pau-brasil – e mão de obra local juntamente com a mão de obra escrava.
Hoje, o desmatamento ocorre devido à especulação imobiliária, expansão da agricultura e caça e venda de animais silvestres.
Estes dados históricos e atuais sobre a Mata Atlântica fazem parte do acervo da Historiadora Rita de Cássia de Almeida da Universidade de São Paulo (USP) e podem ser visualizados na íntegra pelo http://educar.sc.usp.br/biologia/principal.html . Na página virtual a historiadora discorre ainda sobre biodiversidade, patrimônio cultural e natural, preservação da mata e do meio ambiente em geral.
Já o texto do jornalista Marcello Victótio Gazzaneo, do Jornal do Brasil, BRA-068: Mata Atlântica pede socorro, os dados sobre a floresta atlântica são mais estatísticos. Ele dá ênfase também à dificuldade da fiscalização, principalmente na área da Costa Verde pelo tipo de desmatamento que vem sendo feito, abrangendo até dois hectares. O jornalista em sua reportagem diz que na Região Serrana os problemas são decorrentes a expansão imobiliária. Esta expansão vem devastando a vegetação nativa nas áreas de preservação permanente. Os empresários buscam seus lucros construindo pousadas e hotéis na mata atlântica protegida por lei na região serrana.
Para se preservar o meio ambiente ou qualquer coisa que tenha valor para um grupo de pessoas, nada mais sensato que unir forças com a finalidade de fazer um movimento em prol do objetivo comum. A Fundação SOS Mata Atlântica é a personificação da preservação da mata litorânea do nosso país. Ela é uma organização não - governamental e foi criada em 1986 com o objetivo de defender os remanescentes da Mata Atlântica, conservar o patrimônio natural, cultural e histórico dessas regiões, buscando o desenvolvimento sustentável. Foi a fundação que implantou o Atlas da Mata Atlântica que de cinco em cinco anos atualiza os dados do desmatamento.
No site http://www.sosmataatlantica.org.br/ podemos ter maior contato com os projetos, linha do tempo da fundação, fotografias do desmatamento e como se tornar membro da organização.
Na região serrana a preservação também está presente. Na cidade de Nova Friburgo a Fundação Natureza atua em trabalhos de proteção a Mata Atlântica, reciclagem e abolição do tráfico de animais no município e nos distritos. A fundação existe há 17 anos e foi idealizada por Michel Colbert, ela tem parcerias com o governo e com instituições não - governamentais, além de empresas da cidade.
No site da Fundação Natureza, poderemos encontrar a história, os parceiros, as campanhas em vigor e antigas campanhas, fotografias da Mata Atlântica local, os objetivos, notícias e projetos desenvolvidos e em desenvolvimento.
Se você tem alguma consciência ecológica e presa por um mundo verde e arborizado, consulte estes sites e tente fazer a sua parte. Afinal siga o caminho que resta e tente aumentar este caminho.
por Fernanda Moreno De Oliveira Franco

2 comentários:

REDAÇÃO JORNALÍSTICA IV disse...

Que beleza! Matéria sem assinar!
O texto está a cara de um site para consultas sobre Mata Atlântica e nunca uma reportagem sobre os sites. Faltou apurar o local- dados com entrevista e até a criação de links com entrevista completa sobre a região serrana.
Acertos serão feitos na aula. Verei nas minhas anotações quem ficou com essa pauta.

REDAÇÃO JORNALÍSTICA IV disse...

agora sim, ví o nome. Deve ficar postado com separação de linhas. Ok?