quarta-feira, 4 de abril de 2007

Amazônia: a guerra do amanhã

A possibilidade de uma tentativa de invasão na amazônia é um problema cada dia mais real na atualidade. Este tema vem sendo discutido em vários fôruns estratégicos inclusive dentro do governo. O deputado Aldo Rebelo escreveu um protesto oficial no qual ele cita a questão como "a guerra do amanhã ", entre os possíveis conflitos do século XXI.
Nos EUA, a amazônia já é apresentada como patrimônio da humanidade nos livros de história e geografia, não pertecendo mais ao Brasil, como pode ser observado na foto ao lado. Além disso os atuais candidatos a presidência do EUA tem defendido a idéia de internacionalização das reservas florestais em troca da dívida externa brasileira.
O ex-governador do Distrito Federal, Cristovam Buarque, em debate realizado no EUA, quando questionado sobre o que pensava sobre a internacionalização da amazônia respondeu que como brasileiro seria contra, como humanista seria a favor, mas apenas se todo o mundo fosse internacionalizado.
De acordo com o pesquisador de assuntos militares, Expedido Bastos, da Universidade Federal de Juiz de Fora, o que agravaria a questão seria o aumento de interesses externos de superpotências ou grande potências nas reservas de água, petróleo e minerais, o que poderia levar a conflitos localizados envolvendo Brasil e seus vizinhos.
A solução para esta qustão seria, de acordo com pesquisadores militares, fortalecer a Política Nacional da Indústria de Defesa objetivando a diminuição da dependência externa.

Por Naiana Feijó

Um comentário:

REDAÇÃO JORNALÍSTICA IV disse...

vamos tentar achar alguém em Friburgo ou região que tenha autoridade para falar sobre o tema. Eu disse para vcs puxarem para o local.