terça-feira, 3 de abril de 2007

Segurança em pauta

Nova Friburgo discute a questão no 2° Fórum de Segurança da cidade

Nos próximos dias 3 e 4 de abril, o Rotary realiza o 2° Fórum de Segurança de Nova Friburgo, no Country Clube. O tema central do evento é “Em busca de soluções”. Através de palestras, propostas de especialistas e sugestão da sociedade, os organizadores vão discutir meios para amenizar o problema da violência no município.

Em 2005, os rotarianos realizaram o 1° fórum. O evento contou com a presença de autoridades e teve como resultado a criação do Conseg - Conselho Comunitário de Segurança de Nova Friburgo.

Para o presidente do Conseg, José Carlos Alves, o encontro é uma oportunidade de mostrar a
sociedade que ela tem um órgão para reivindicar a segurança pública e desenvolver projetos voluntários na cidade. "Essa iniciativa visa promover a inclusão social dos causadores da violência urbana", afirma.

Segundo o coordenador do fórum Antônio Carlos Cordeiro, com o apoio do Conseg, a cidade reagiu ao aumento da violência. “O principal indicador de segurança pública - o número de homicídios - caiu em 2006 quase 50% em relação a 2005. A partir desse dado, acredito que a experiência deve ser ampliada”, afirma.

Apesar do resultado ser positivo, a população comenta a violência no cotidiano:

"Eu tenho medo de chegar em casa à noite. Esses dias mataram uma pessoa na minha rua", diz uma moradora do bairro de Olaria.

" Semana passada, um homem tentou atirar em outro em frente à minha f'armácia", diz o proprietário do estabelecimento que fica no Paissandu.

"Eu não gosto que meus filhos venham sozinhos da escola. Uma tarde, um homem roubou meu mais velho no portão de casa", afirma uma moradora de Duas Pedras.

Por Natália Souza