quarta-feira, 4 de abril de 2007

Empresas socialmente reponsáveis pela preservação do meio Ambiente

Por Talitha Santos


Além das vantagens econômicas e ambientais a questão social é um tema que começa a preocupar várias empresas. Este foi o caso da empresa de transporte urbano da cidade de Cabo Frio que abraçou o uso do biodisel na frota de veículos desde o final do ano passado.

O uso de combustíveis como os derivados do petróleo é apontado pelos especialistas como um dos principais responsáveis pelo efeito estufa por causa do monóxido de carbono que é jogado no ar.

O diretor da empresa, José Ailtom Novaes, garante que todos ganharam com a mudança: “ O biodisel além de poluir menos o ambiente também incentiva a geração de empregos nas lavouras do interior do país. Além disso sabe-se hoje que o petróleo é finito e esta é uma fonte de combustível renovável” explica José Ailtom.

Melhorar, educar e reverter estatísticas. O projeto Planeta Água da Concessionária de Águas e Esgotos de Nova Friburgo é desenvolvido nas redes pública e particular de ensino, gerando hábitos responsáveis no consumo da água. O projeto que lançou sua quarta edição no último dia 22, em comemoração ao dia mundial da água, foi criado para estimular a conscientização do uso racional da água. Profissionais da empresa capacitam professores que passam as experiências para os alunos em sala de aula.

Segundo Wagner Pinto, Superintendente da Concessionária, através da escola o projeto consegue atingir os adultos em casa: “Hoje em dia as crianças são as maiores formadores de opinião que existem na nossa sociedade. Elas passam para os pais toda informação que adquire na escola“.

Jovens e crianças servem de multiplicadores do consumo consciente da água e passam para toda a comunidade. Ana Luiza tem apenas 10 anos e já sabe como economizar água em casa: “Eu falo para minha mãe fechar a torneira na hora de escovar os dentes, quando eu to me ensaboando eu fecho e depois pra tirar o sabão é que eu abro. Meu pai também faz assim agora.”


Links Relacionados:


Um comentário:

REDAÇÃO JORNALÍSTICA IV disse...

poderia explorar mais. Eu disse para vc explorar as professoras e alunos de um ou dois colégios sobre o projeto. Identificar a criança de que bairro e de que escola- esqueceu? Inverta e comece por Friburgo para publicação em site.