terça-feira, 10 de abril de 2007

Projeto amplia Parque Nacional de Teresópolis

Projeto de ampliação do PARNASO pretende aumentar em 76% o parque

A equipe técnica do Parque Nacional Serra dos Órgãos - PARNASO, junto à Cooperativa Estruturar Meio Ambiente e ao Instituto Terra Nova desenvolveram um estudo para a ampliação do parque. Os estudos indicaram 8.064 hectares com potencial para incorporação ao parque, o que representa um aumento de 76% na área.

A Serra dos Órgãos é considerada uma área de extrema importância biológica e prioritária para conservação da biodiversidade. Atualmente, ocupa a posição central no mosaico da Mata Atlântica Central Fluminense e no corredor de biodiversidade da Serra do Mar.

Apesar da importância para a conservação da biodiversidade, o parque protege uma área muito pequena. Seus 10.600 hectares são insuficientes para proteger populações viáveis de algumas espécies de animais, principalmente grandes mamíferos. A Onça-Pintada (panthera onca) e a Anta (tapirus terrestris), por exemplo, estão presumivelmente extintas na área do parque. Outras como o Queixada (tayassu peccari) não são avistados há bastante tempo.

O Muriqui-do-Sul ou Mono-Carvoeiro (brachyteles arachnoides), o maior primata das Américas e listado entre os 25 primatas mais ameaçados do mundo, ainda tem no parque uma das únicas populações conhecidas no estado do Rio de Janeiro.

A ampliação do PARNASO consolidará a proteção integral da natureza no maior remanescente florestal do estado do Rio de Janeiro, além de garantir a preservação de alguns dos principais atrativos turísticos da região. A ação é fundamental para garantir a sustentabilidade de uma das principais atividades econômicas da região.

Por Leonardo Gomes

Links Relacionados

http://www.teresopolison.com/noticias/cascata_do_imbui.htm

http://www.teresopolison.com/diversao/?diversao=pq_nacional

http://www.programamuriqui.org.br

Um comentário:

REDAÇÃO JORNALÍSTICA IV disse...

com tanta gente do Parque nacional , em terê, envolvida com a preservação local e você não fez nenhuma entrevista?
Vamos melhorar isso. Está muito tipo site do Parque- Eu quero reportagem.