quarta-feira, 14 de março de 2007

POSSÍVEIS CONSEQÜÊNCIAS DO AQUECIMENTO GLOBAL GERAM DISCUSSÃO ENTRE CIENTISTAS, por Rosana Ferreira

Num momento em que toda a atenção é pouca no que diz respeito ao Aquecimento Global, cientistas discordam sobre os prováveis desdobramentos da mudança climática no planeta.

O Aquecimento Global - aumento considerável da temperatura da Terra - pode ser fruto principalmente da emissão descontrolada de gases como o Dióxido de Carbono na atmosfera. Pesquisadores que integram a Comunidade Científica acreditam que evidências climáticas como terremotos, secas, geadas, maremotos e tsunamis são alguns dos efeitos dessa modificação drástica no clima.

Para Carlos Coça, professor de geografia em Nova Friburgo e graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, as aparências não enganam: "Há vários dados científicos que comprovam as mudanças no clima. Está na hora de agir, antes que tenhamos também problemas com a economia e o turismo no país".

Além disso, as escolhas sociais e econômicas que vão ser feitas pelo homem nos próximos anos podem vir também a afetar o clima do planeta. Por outro lado, um número considerável de estudiosos é cético em relação aos possíveis efeitos do Aquecimento Global. Segundo esta Comunidade, interesses políticos e econômicos são manipulados para dar mais dramaticidade à questão, além de acreditar que todos os efeitos vão voltar ao normal, em pouco tempo e sem esforço. Mais informações no site www.greenpeace.org.br

Nenhum comentário: