domingo, 18 de março de 2007

Até quando o planeta aguenta?


Mudanças climáticas castigam a Terra e causa estragos

As mudanças climáticas que o planeta vêm passando, já não é novidade para ninguém. Basta assistir aos noticiários e todos os dias podemos ver algum lugar do mundo sofrendo com as tragédias provocadas pelo aquecimento global. Há países onde falta água, que não chove há muito tempo e outros lugares, que ao contrário sofre com os danos causados pelas chuvas que não dão trégua. E temos ainda outros fenômenos, como assistimos há dois anos atrás chamado de tsunami, até então desconhecido pela maioria da população mundial, onde cerca de 190 mil pessoas morreram, e 1,5 milhões ficaram desabrigadas devido aos estragos provocados pela onda gigante que invadiu o país. Outra tsunami aconteceu há poucos dias nas Ilhas Salomão, no Pacífico Sul.

Muito se discute sobre estes efeitos do aquecimento global. Para alguns especialistas, logo faltará água no planeta, para outros não será tão cedo, mas uma coisa é certa: devemos economizá-la para que a situação não piore ainda mais. Outros fatores também são importantes para que este episódio possa ser amenizado, como a diminuição de gás carbônico lançado na atmosfera.

No Brasil, a situação não é diferente. Logo no início de 2007, pudemos ver em vários pontos do país desastres causados pelas chuvas. Neste período o estado mais atingido foi o Rio de Janeiro, principalmente a região serrana onde quatorze pessoas morreram vítimas dos desabamentos, onze delas só em Nova Friburgo, cidades foram alagadas e até hoje os habitantes sofrem, de alguma forma , suas conseqüências. A dona de casa, Isabel Cristina dos Santos, moradora do bairro de São Geraldo, um dos mais atingidos pela chuva, que causou a queda de muitas barreiras, diz que até hoje não voltou para sua casa, que foi interditada pela defesa civil, com medo de novas quedas, apesar de não chover forte na cidade desde estes estragos: “Aluguei um apartamento em outro bairro mesmo. A situação está apertada, mas não quero arriscar a minha vida e a dos meus filhos.”

O aquecimento global é provocado pelos próprios seres humanos e as conseqüências sofridas pelos mesmos. Só resta saber até quando vamos agüentar.


Por Juliana Stutz