quarta-feira, 28 de março de 2007

Ecoturismo como ferramenta de preservação

Por Talitha Santos

O século nasceu com um problema complexo: como preservar o meio ambiente? Em meio aos caos que enfrentamos de interresses mercadológicos contra aqueles que defendem a saúde de nosso planeta, podemos encontrar algumas soluções alternativas.

O Ecoturismo é um exemplo de atividade que vem sendo ampliada com estes fins. Esta técnica de turismo voltada para apreciação da natureza em forma de esporte, utiliza de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural de cada região.

Na cidade de Nova Friburgo o potencial para difundir esta prática é grande. Com relevo acidentado e mata atlântica reservada, o município transborda opções como caminhadas, cavalgadas, rafting e degustação dos produtos regionais.



Para Ayrton Dias, editor da revista Êxito, que possui linha editorial voltada para a preservação ambiental, faltam incentivos na atividade: “ O Ecoturismo é muito importante para o desenvolvimento econômico através do turismo. Mas, além disso, é um turismo inteligente, que faz com que haja uma maior incidência de ações voltadas para a preservação das belíssimas paisagens que temos aqui”, explica Ayrton.

Apesar de toda a área florestal nativa de Nova Friburgo já ter sido transformada em reserva, as políticas favoráveis ainda são ações isoladas.
Os verdes friburguenses continuam atraindo visitantes do Brasil e do mundo, porém esperamos que esta modalidade turística desperte realmente a consciência ecológica.

Os Três mandamentos do ecoturismo:

1) Da natureza nada se tira a não ser fotos;
2) Nada se deixa a não ser pegadas;
3) Nada se leva a não ser recordações.



Links Relacionados:
Links - Ecoturismo - Turismo de Aventura
http://www.ecoturismobrasil.com.br/links_ecoturismo_brasil.htm

Associação Brasileira de Ecoturismo
www.geobusca.net/links/linksfederacao.htm

Um comentário:

REDAÇÃO JORNALÍSTICA IV disse...

tem que investir mais em personagens. em pessoas que pratiquem e invistam no ecoturismo. vamos conversar.