sábado, 31 de março de 2007

Garrafas Pet pra morar!

Quando a inventaram a tal da garrafa pet não imaginavam as transformações por qual este material iria passar. Vaso para planta, porta treco, móveis e até barcos são feitos com elas. A utilização deste material é tão variada que muitas vezes chega a impressionar. E foi observando estes pequenos objetos que um médico de teresópolis, na região serrana, teve uma invenção revolucionária. Transformou as garrafas pet em moradia.

Ele teve a idéia de fazer um tijolo com a estrutura das carrafas. Com a ajuda de um engenheiro foi feito um molde para que um tijolo pudesse se encaixar no outro. Desta maneira a casa é contruída. Como se fosse um "lego gigante", ou um "quebra-cabeça". Em meia hora é possível levantar uma parede. Mas a curiosa idéia se transformou em um projeto de habitação popular, capaz de beneficiar centenas de pessoas da cidade.

Reciclares Moradia & Ecologia é o nome do projeto implantado pela Associação Beneficente Sopão, fundada ha 14 anos para fornecer refeição e abrigo à parcela menos favorecida da população. Há cinco anos a ABS investe na mobilização de empresários de Teresópolis para a criação de tijolos ecológicos estruturados, feitos de garrafas de plástico. O médico Geraldo Araújo é o líder do programa e recebe o apoio de empresários da cidade.

Com o objetivo de contribuir para a redução do déficit de habitação popular e incentivar a reutilização de garrafas pet. Além do benefício dirreto para as famílias da cidade o projeto estimula a conscientização ambiental, retirando do meio ambiente as garrafas que são altamente prejudiciais a natureza. Levando até 500 anos para se degradar.

"Enquanto os tijolos tradicionais podem agredir o meio ambiente, pois exigem a retirada de recursos naturais para sua fabricação, os blocos de garrafas pet dão um destino ambientalmente correto às garrafas que se transformam em toneladas de lixo capazes de entupir bueiros, bloquear galerias pluviais e cobrir aterros sanitários", analisa o prefeito Roberto Petto.

A construção de uma casa popular, sala, cozinha, quarto e banheiro custa R$ 2.500,00. Para se cadastrar no programa é necessário dispor de terreno e mão-de-obra. O projeto visa o fornecimento gratuito de todo material necessário para a construção de uma casa popular padrão de 22,5m2, ou de anexos, além de incentivar a retirada definitiva das garrafas do meio ambiente. Duas casas já foram contruídas. E mais de 500 pessoas estão na espera para conseguir a oportunidade de participar do programa. Veja outros projetos desenvolvidos com garrafas pet.

Além de comprovar a propriedade do terreno e o grau de carência, as famílias contempladas são responsáveis pela construção da casa, no sistema de mutirão. Um mestre-de-obras, funcionário da Associação, acompanhará todas as etapas da obra. "Com este projeto queremos dar dignidade às famílias menos favorecidas, conquistando novos patamares de qualidade de vida e de cidadania. Além disso, estimulamos a coleta seletiva e a reciclagem das garrafas de plástico, reduzindo sua presença no meio ambiente", Geraldo Araújo.

Para quem se interessou ou quer se cadastrar no programa é só ligar para 21 2742 9626 ou ir diretamente na Associação Beneficente Sopão que fica na Avenida Delfim Moreira, 947 Centro.

Fabiana Lima

Links Relacionados

http://cienciahoje.uol.com.br/controlPanel/materia/view/3595

http://cienciahoje.uol.com.br/controlPanel/materia/view/3595

http://dafnelunatica.wordpress.com/2007/02/02/biopolimeros/