domingo, 25 de março de 2007

POLÊMICA SOBRE OBRA DAS MARGENS DO RIO BENGALAS

O rio Bengalas localizado em Nova Friburgo faz parte da Bacia do Rio Grande, que tem 14.252ha de terras com alta vulnerabilidade à erosão. O fato do rio cortar a cidade preocupava as autoridades. Em épocas de chuvas o nível da água sobe e coloca o município em risco frequente de enchentes. Assim, em novembro de 2005, as obras de contenção e urbanização do trecho do rio que passa no centro de Nova Friburgo foram concluídas. (veja mais sobre a enchente em jbonline.terra.com.br)
Entretanto, de acordo com o técnico ambiental Pedro Paulo Alves e Lima, a obra é uma total irresponsabilidade, pois não foram consideradas as possíveis consequências para os bairros vizinhos. "Da forma como foi feita, parcialmente, ou seja, em apenas uma parte das margens, a canalização faz com que a velocidade da água aumente, o que prejudica as margens posteriores que estão indefesas e vulneráveis a desbarrancos", explicou ele.
Este ano, em janeiro, mais uma enchurrada castigou a região. No distrito de Conselheiro Paulino, um dos bairros mais atingidos pela enchente, a SERLA tem feito contínuos trabalhos de dragagem dos rios. A previsão é e que o rio Bengalas ganhe mais 2,5m de profundidade. Contudo, moradores do local acham que somente a dragagem não é suficiente para conter a força das chuvas. "Aqui em casa, este ano, a água atingiu 2m de altura dentro de casa. Nunca tinha tido uma enchente com essas proporções. Estamos com medo", disse Maria Lúcia Moreth Leal moradora do bairro a 17 anos.
De acordo com o BNG2 (Consórcio intermunicipal para recuperação ambiental das bacias dos Rios Bengalas), o principal agravante dos frequentes alagamentos na cidade de Nova Friburgo é a ocupação desordenada das margens e a falta de fiscalização dos órgãos municipais e estaduais competentes. (saiba mais sobre BNG2 em www.bng2.org.br) e acompanhe a poluição dos rios em www.biodiversityreporting.com.br )

2 comentários:

REDAÇÃO JORNALÍSTICA IV disse...

comentário na prova

Anônimo disse...

Muito amadora! Puta merda!!!!!!