quarta-feira, 14 de março de 2007

Internautas ainda usam fraldas

Os baixinhos da nova geração estão por dentro da era tecnológica
"Filho vai tomar banho! Já tá na hora de ir para o colégio! Já escovou os dentes? O almoço tá na mesa anda logo!" Qual é a mãe que neste século não tenha pronunciado alguma destas frases acima? Imagino que muitas delas sim. O motivo é esse bombardeio de tecnologias lançadas e expostas às crianças, seja na TV ou na própria escola. Não importam, elas estão a todo lugar e tomam o tempo da garotada.

A inclusão à informática está sendo um pré-requisito das escolas, pois o mercado de trabalho cobra isso desde cedo. A partir de 3 anos a criança já tem a oportunidade de se interar às novas tecnologias. Mas a pergunta que fica é, - Será que educar através do computador deixa a criança mais inteligente? O professor do Centro Educacional Souza Poletti, que fica em Nova Friburgo, Alexandre Henrique Correa Souza, acredita na inclusão digital. Na escola as crianças aprendem informática a partir dos quatro anos de idade.
"Aulas de Informática na escola além de úteis são bastante interessantes e lúdicas para as crianças. Ao mesmo tempo em que elas (lembrando que alguma ainda não tem um micro em casa) aprendem estão se divertindo. Os alunos não entendem nossas aulas como mais uma disciplina que a escola oferece e sim como um momento muito divertido. Dessa forma, nossos objetivos são cumpridos na medida em que temos a intenção de ensinar a lidar com a máquina, reforçar a aprendizagem da sala de aula e tornar a semana mais interessante e divertida. Temos o apoio dos pais no que diz respeito ao método que aplicamos. Também percebemos a resposta das crianças quanto à aprendizagem e quanto ao comportamento", afirma o professor.
"Em Educação Infantil trabalhamos muito com aplicativos educacionais, pois os jogos além de lúdicos ajudam na concentração, no desenvolvimento da lógica e na fixação de conteúdos. No Ensino Fundamental, além de usarmos aplicativos, avançamos na medida em que a própria criança faz pesquisas na Internet sobre assuntos diversos, digita e formata seus próprios textos, buscam sempre uma maneira de deixar seus trabalhos esteticamente mais bonitos", diz Alexandre com satisfação.
"Não temos mais como fugir de um futuro que é realidade do mundo atual. Ao mesmo tempo em que buscamos uma escola que transmita aprendizagem, valores éticos e culturais, precisamos mostrar para a criança que o mundo atual é comandado também por muita tecnologia”, acredita o professor.
Realmente não podemos mais negar que a internet auxilia em estudos e eleva a criatividade da criança. Segundo o professor Alexandre, o ideal é a imposição de regras para a utilização do computador, como dias e horários mais adequados a rotina infantil. "É claro que precisamos tomar cuidado com o tempo e a forma de uso. Trabalhamos de forma comedida, pois acreditamos ser necessário resgatar valores do passado, onde crianças corriam, brincavam, cantavam e aprendiam muito com isso também. Então vamos sempre dosar a tecnologia com os valores culturais e sociais que muitas vezes são esquecidos ao longo do tempo", encerra Alexandre.
Hoje em dia, entre a garotada, ter computador em casa é uma questão de status, principalmente quando o assunto é diversão, lazer e jogos... Para a dona de casa Silvania Moliari, mãe do menino Lucas de 11 anos, a preocupação com os estudos está em primeiro lugar. "O pior de ter um filho que goste de computador é a teimosia na hora de desligar. Se eu deixar ele quer ficar duas, três horas jogando e esquece das outras obrigações. Confio nessa nova tecnologia como forma de ensino, mas regras devem ser impostas", acredita a mãe.

Por isso atenção pais! Os riscos à saúde do seu baixinho são vários. O vício tecnológico é um dos motivos. Além de problemas com a postura, ocasionada por um acento inadequado, e problemas de visão que estão sempre relacionados com a exposição excessiva ao PC.

A entrevista completa do Professor Alexandre Henrique pode ser solicitada através do e-mail: luannefri@hotmail.com. E, para entender mais sobre a evolução do contato de uma criança com a informática acesse o link abaixo. Lá você vai encontrar algumas dicas sobre a educação infantil através de novas tecnologias.

Link relacionado: http://www.centrorefeducacional.com.br/refletir.html

LUANNE MAGALHÃES.