terça-feira, 13 de março de 2007

INTERNET SEM LIMITES

Jovens passam 12 horas no mundo virtual


O Centro de Internet Comunitária de Nova Friburgo registra uma média de 80 acessos diários. A Lan House de um shopping situado na rua Moisés Amélio, no centro, recebe até 150 jovens internautas por dia. Eles têm entre 13 e 18 anos e permanecem na lan (como costumam falar) durante cerca de quatro horas. Em casa, os usuários ficam conectados até de madrugada. Eles ainda usam a internet na escola. Somando todos esses acessos, o resultado é que esses jovens passam, em média, 12 horas por dia no mundo virtual.

Os filhos não aceitam acessar por tempo determinado. Os pais não admitem a navegação sem regras e a imposição de limites torna-se pivô de conflitos familiares.

A professora Bianca Araújo de 37 anos, é mãe de João Pedro, com 16 e de Bernardo, com 9. No ano passado, o uso abusivo da internet se refletiu nas notas do adolescente. "Consigo controlar o caçula, mas o mundo do mais velho é o computador e por isso ele quase perdeu o ano escolar. A solução foi trancar a sala onde fica a máquina". A mãe e educadora acrescenta que outro problema é que os jovens se isolam num cômodo e não têm interesse pelo convívio familiar.

A psicóloga e mãe Ozimar Verly acredita que para conter conflitos é necessário haver diálogo e negociação. "Não adianta proibir o uso porque é um meio útil, mas os excessos são sempre maléficos", afirma.

Ela explica que até três horas por dia na internet não são prejudiciais. Segundo Ozimar, o usuário deve dividir esse tempo entre a busca por tarefas escolares e por diversão. "Se o trabalho ou o estudo da pessoa requer muita pesquisa, esse período pode ser estender mais".

Teste agora nesse site se você também usa a mídia em excesso.

Por Natália Souza




Nenhum comentário: