segunda-feira, 24 de agosto de 2009

LIBERDADE DE IMPRENSA EM PAUTA

ANJ COMEMORA 30 ANOS PREOCUPADA COM O EXERCÍCIO LIVRE DA PROFISSÃO

Jaqueline Ferreira

Associação Nacional dos jornais, completou 30 anos no último dia 17, e comemora hoje às 16h na sede em Brasília com um seminário e uma grande preocupação em pauta: as recentes violações à liberdade de imprensa. Só nos últimos meses, foram registrados 31casos, segundo a presidente da ANJ Judith Brito.

Jornalistas presentes no evento relacionam os processos de danos morais à uma indústria que preocupa o futuro da imprensa, pois metade das queixas resultam em decisões judiciais de primeira instância. Desse modo, são desenvolvidas restrições aos trabalhos dos profissionais da mídia que vão da liberdade de entrar em locais públicos à publicação de reportagens.

Será lembrado no seminário, o episódio ligado à família Sarney, no qual o Tribunal de Justiça do Distrito Federal pôs o jornal "O Estado de São Paulo" sob censura e proibiu publicação de reportagens sobre Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, José Sarney. "A Folha de São Paulo" e "O Globo" também sofreram represálias recentemente. Os fiéis da Igreja Universal do Reino de Deus decidiram recorrer em massa à justiça contra as empresas de comunicação.


Fechando as comemorações, o Deputado Miro Teixeira (PDT-RJ) receberá o prêmio Liberdade de Imprensa, oferecido pela ANJ. Formado em jornalismo e dedicado à defesa da livre expressão, o deputado contribuiu para a derrubada da Lei de Imprensa, criada na ditadura militar. A extinta Lei representava uma grande incompatibilidade com a constituição de 1988 e consequentemente com o jornalismo numa sociedade democrática.

Nenhum comentário: