segunda-feira, 24 de agosto de 2009

ANJ comemora 30 anos e promove debates à favor da liberdade de imprensa

Por Ildes Fernando

Hoje, a Associação Nacional de Jornais (ANJ) comemora 30 anos de existência no Brasil, completados no dia 17. Para festejar, a entidade irá realizar debates sobre a liberdade de expressão, o direito à informação e o futuro do jornalismo.

O evento comemorativo dos 30 anos de fundação da ANJ acontece na tarde desta terça-feira, na sede da entidade, em Brasília.
Reprodução
A presidente da ANJ, Judith Brito, pretende revelar que nos últimos meses a associação registrou 31 casos de agressão à imprensa no país. A maioria dos casos relaciona-se com decisões judiciais que proibiram o direito de entrar em locais públicos e publicação de reportagens.

Os dados vão ser divulgados por Judith Brito durante a palestra "Liberdade de expressão e o futuro do jornalismo: o que dizem os jornalistas". O evento irá discutir ainda casos de censura prévia ocorridos recentemente no jornalismo brasileiro.

Jornalistas pretendem avaliar a decisão do desembargador Dácio Vieira, do Tribunal de Justiça de Brasília, em proibir o jornal "O Estado de São Paulo" de publicar reportagens sobre o empresário Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).

O vice-presidente da ANJ, Nelson Sirotsky, vai discursar sobre as denúncias contra a Igreja Universal e a Rede Record. Ele irá enfocar a mistura perigosa entre política, religião e operação dos meios de comunicação.

Durante a comemoração, o vice-presidente das Organizações Globo, João Roberto Marinho, vai receber o título de sócio honorário da ANJ. O deputado federal Miro Teixeira (PDT-RJ) irá receber o prêmio Liberdade de Imprensa, oferecido pela Associação Nacional de Jornais.

Miro Teixeira recebe o prêmio por ser o autor de um momento histórico no jornalismo brasileiro. Ele foi o responsável por uma ação que fez o Supremo Tribunal Federal derrubar, em abril deste ano, a Lei de Imprensa.

Um comentário:

maria goretti disse...

Pequenos detalhes a corrigir: Presidente da ANJ, Judith..
Miro....ele édeputado federal, olha a intimidade ....
vamos corrigir em sala.
até dia 28 entregar.