quarta-feira, 26 de agosto de 2009

ANJ 30 anos: Liberdade de Imprensa em discussão

A Associação Nacional de Jornais completou 30 anos no dia 17 de agosto e a cerimônia de comemoração vai acontecer nesta segunda feira, dia 24, às 20 horas, na sede da entidade, em Brasília. O evento tem como tema principal a liberdade de imprensa que vem sendo violada até os dias atuais.

Entre as palestras e debates a serem apresentados, o mais esperado é o de "Liberdade de expressão e o futuro do jornalismo: o que dizem os jornalistas". O tema vai colocar em discussão casos recentes de violação à liberdade de imprensa.

Como a decisão do desembargador Dácio Vieira, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal de ter colocado o jornal "O Estado de S. Paulo" sob censura e ter proibido a publicação de reportagens relacionadas ao filho do presidente do Senado José Sarney (PMDB-AP), o empresário Fernando Sarney. A família Sarney também esteve envolvida na censura de um jornal do Maranhão ("Jornal Pequeno") com o apoio da justiça.

Segundo a presidente da ANJ, Judith Brito, a importância de se questionar estes casos é que “a liberdade de expressão deve ser motivo de nossa atenção sempre. A liberdade de expressão, mais que um direito dos jornais, é um direito do cidadão”.

O deputado federal Miro Teixeira (PDT-RJ), exemplo de luta pela defesa do livre exercício da profissão, vai receber nesta noite o prêmio Liberdade de Imprensa. Por ter derrubado a Lei que foi criada na ditadura militar que era incompatível com a sociedade atual. Formado em jornalista, o deputado é um representante da Associação desde o início da fundação.

O evento conta com a participação de jornalistas nos debates sobre as censuras que têm preocupado a Associação Nacional dos Jornais.

Por Maria Izabel Leal

Um comentário:

maria goretti disse...

atenção vírgulas: nesta segunda-feira, dia ..., äs 20 horas, na sede da entidade, em Brasília.
Melhor: Entre as palestras....

Terceiro parágrafo.melhor: Como a decisão do
quarto parágrafo: melhor: Segundo a presidente...