segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Bancos são avaliados pelo Idec

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) avaliou os oito maiores bancos do país – com mais de um milhão de clientes (exceto os estaduais) - nos quesitos responsabilidade social e ambiental, e atuação junto aos trabalhadores e clientes.

O estudo contou com 69 questões respondidas pelos bancos e clientes . As notas em todos os quesitos variaram de 0 a 5. Os melhores colocados na avaliação foram ABN Amro com 2,75 pontos e Bradesco com 2,60. Seguidos pelos bancos Itaú (2,41), Banco do Brasil (2,21), Caixa Econômica (1,93), HSBC (1,73), Santander (1,51) e Unibanco (1,51 pontos).

Segundo a pesquisa, o ABN Amro lidera o ranking porque possui políticas ambientais e o incentivo do uso de materiais recicláveis. O Brasdesco ocupa a segunda posição mostrou uma certa preocupação com os problemas ambientais, mas o incentivo é muito restrito a algumas agências do país. Os bancos Unibanco e Santander obtiveram notas abaixo da media porque, segundo informações do Idec, desqualificaram as reclamações feitas pelos consumidores.

Para desenvolver esta avaliação, o Idec contou com o apoio Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT), DIEESE, Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT), Centro de Pesquisa de Empresas Multinacionais da Holanda (SOMO) e Amigos da Terra.

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