domingo, 3 de junho de 2007

Tabaco: Vício que custa caro






Pesquisa da Fundação Getúlio Vargas mostra que o brasileiro gasta mais com cigarro do que com arroz e feijão



Entrar no mercado para comprar o que comer e reparar que o cigarro acabou. E se deparar com a dúvida, já que esqueceu de pegar mais dinheiro no banco: Comprar o que vim comprar ou comprar cigarros? No fim, acaba comprando cigarros. Impossível de acreditar? Mas isso acontece.




Muitas pessoas deixam seus vícios falarem mais alto do que qualquer outra coisa. A secretária Mariany Wermelinger, 26 anos diz que prefere fumar à fazer outra compra. “No fim do mês, analisando as contas, vejo que gastei mais com cigarro do que com outras coisas que também gosto”.




A Fundação Getúlio Vargas (FGV) fez uma pesquisa onde se descobriu que o brasileiro gasta mais com o cigarro do que com o básico de uma dieta alimentar: arroz e feijão. Esta pesquisa foi divulgada no dia 28 de maio deste ano.
Para a psicóloga Mariana Pessoa, este fato pode ser compreendido, já que o vício psicológico faz com que as pessoas tenham atitudes impensadas para obter seu objeto de desejo, no caso o cigarro.




Segundo o estudo, este desvio da renda para compra de tabaco à comida se deu porque o preço da substância aumentou enquanto o arroz e o feijão tiveram seu preço reduzido.
De acordo com a Fundação, obter cigarros passou a comprometer a renda familiar em 1,25%, enquanto os gastos com arroz e feijão são de 0,85%.




Antes, os gastos com o básico da dieta eram de 1,3% e do tabaco eram de 1,03%, mas com a baixa de 20,35% do preço acumulado do “feijão com arroz” e a alta de 29,57% do preço do cigarro fizeram estes números reverterem.
E de acordo com as estimativas do estudo, fumar vai pesar ainda mais no bolso dos tabagistas nos próximos meses, por possíveis reajustes dos preços.

Por Fernanda Moreno.

Nenhum comentário: