domingo, 3 de junho de 2007

Fumar pra que?


Vício que mata e dá prazer as pessoas


No meio de um estresse ou durante um prazer infindável pegar na bolsa um cigarro, ascender e tragar como se o mundo acabasse naquele momento. Sentir a sensação que ele é o melhor companheiro e que alivia as tensões. É desta forma que pensam os fumantes do mundo inteiro.


Mesmo sabendo os males que o tabaco causa, as pessoas que fumam não abrem mão de fumar nem que seja um cigarro durante o dia. Assim acontece com Jonatham Menezes, 21 anos, estudante de engenharia da Uerj. Para ele, o vício é uma doença que já tentou largar. “Posso passar um dia todo sem fumar, mas parece que fico mais irritado do que o normal, então ascendo um cigarro e é uma sensação maravilhosa”.


No Brasil, cerca de duzentas mil mortes por ano são decorrentes do tabagismo, de acordo com o Inquérito Domiciliar sobre Comportamentos de Risco e Morbidade Referida de Doenças e Agravos Não Transmissíveis, realizado em 2002 e 2003 e patrocinado pelo Inca. Isto indica que parar de fumar ou não fumar seria a melhor opção.


Opção esta seguida por Ivana Moreno, professora, 41 anos que parou de fumar a 10 anos e não pensa na idéia de voltar com o vício. “Parei de fumar por problemas de saúde, tive ostopenia agravada pelo uso do cigarro. Não fumo mais e nem penso na hipótese”.


Segundo dados do IBGE, nos últimos 20 anos a quantidade de brasileiros que fumam diminuiu 12%. Hoje, a população de fumantes é de 23%, há 20anos eram de 35%. O número é considerado razoável, mas não o suficiente. Tanto que a Organização Mundial de saúde recomendou, esta semana, a todos os países, a proibição do fumo em locais de trabalho e em lugares públicos fechados.

Por Fernanda Moreno

Veja mais: www.inca.gov.br/tabagismo

Nenhum comentário: