quinta-feira, 21 de junho de 2007

PÓLO DE MODA ÍNTIMA CRESCE NA REGIÃO

Por Gerson Santiago

Apoio de sindicatos faz as confecções de lingerie se expandir

O Pólo de Moda Sul Fluminense conta, hoje, com aproximadamente 400 unidades produtivas entre médias, pequenas e micro empresas, além de ateliês e unidades familiares. São confecções, facções, lavanderias e tecelagens que, juntas, empregam mais de 4000 pessoas nas 20 cidades abrangidas pelo SINDVESTSUL (Sindicato das Indústrias do Vestuário do Sul do Estado do Rio de Janeiro).

Mais de 40 grifes renomada produzem suas coleções no pólo, especialmente em jeans, nas cidades de Valença, Rio das Flores e Barra do Piraí, onde se observa um APL (Arranjo Produtivo Local) deste produto. São empresas especializadas em confeccionar e faccionar produções que exijam minúcias e delicadeza na sua industrialização, características de serviços muito procurados por grifes seletas, que almejam produzir coleções com excelência de qualidade, detalhes diferenciados e quantidades limitadas de cada modelo.

Todo o processo de confecção das peças, da criação ao acabamento, incluindo lavanderia e modelagem, pode ser desenvolvido pelas empresas locais. Uma delas resolveu investir ainda mais, só que de maneira diferente.

O empresário Silvio Montechiari vendeu as máquinas antigas para costureiras e assim, adquiriu novas tecnologias. “Comprei as máquinas obsoletas de uma fábrica demissionária e cedi às costureiras. Em contrapartida, elas compravam matéria-prima na minha empresa. O negócio está dando tão certo que, em pouco tempo, já há um grande número de confecções gerando a ocupação de aproximadamente 12 mil pessoas em todas as pontas de atuação - fornecedores, produção e venda”, afirma Montechiari.

O Pólo de Moda Intima de Nova Friburgo está em desenvolvimento desde 1998, quando, a partir de um estudo de potencialidades, foi identificada a vocação da região. Desde então vem recebendo apoio de diversas entidades.

Este é um dos pólos beneficiados pelo Projeto de Distritos Industriais do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, contando também com recursos do Sebrae Nacional e da APEX – Agência de Promoção de Exportações, que apoiou a formação de 6 consórcios de exportação na região, atualmente comercializando seus produtos para o Mercosul, União Européia, África, Oriente Médio, Japão e para os Estados Unidos. O pólo é gerenciado pelo Conselho da Moda, que agrega as entidades parceiras atuantes na região.


Entre elas estão a SINDVEST, FIRJAN, SEBRAE/RJ, UERJ, Prefeitura de Nova Friburgo, Prefeituras de outros municípios da região, Governo do Estado, BNDES, Banco do Brasil e BID. Anualmente é realizada a FEVEST – Feira de Lingerie de Nova Friburgo, a maior feira de lingerie da América Latina, com a participação de mais de 100 confecções especializadas em moda íntima.

Nenhum comentário: