terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Reciclagem: um exemplo de superação



Técnica Taça de champanhe
Por Ingred Joia
Quem vê esse senhor de mãos calejadas, olhos tristes, e muito cansado não imaginam o que este homem já sofreu. “_Aos 17 anos sai de Macuco, fui para Nova Friburgo. Lá aprendi a trabalhar em obras, no início foi muito difícil, mas com bastante esforço, obtive muita experiência.” É assim que começa a história do Sr. Minuino Gama da Silva, 72 anos, aposentado, catador de lixo e morador da cidade de Macuco, RJ.
Sr. Minuino saiu de Macuco, ainda muito jovem e muitos jovens sonhava em realizar a vida longe. Aos 17 anos, foi trabalhar como servente de pedreiro em Nova Friburgo. Mas tarde aos 21 anos, já estava no Rio de Janeiro trabalhando na construção civil, com muito empenho deixou de ser servente para se profissionalizar como mestre de obras. _Tenho o meu diploma como mestre de obras até hoje e me orgulho muito, lembra Sr. Minuino. Durante todo esse tempo, trabalhou sol a sol e o seu sonho, era retornar para a sua cidade natal. Em 1995, voltou para Macuco, e apesar de muito cansado pela idade, tinha uma vida boa, depois de tanto trabalho.
_ Meu grande sonho, desde a minha juventude era construir minha casa, aqui em Macuco, por isso trabalhei muito, _emocionado. Em seu retorno comprou um sítio, vacas e leite e tinha o sonho de viver assim dali, para frente. _O futuro me reservava uma surpresa, passando uma semana que eu havia comprado às vacas, algumas que produziam 20 litros de leite passavam a produzir 5 a 8 litros. Muitas pessoas me vendiam vacas e injetavam remédios e dias depois elas secavam o leite. Fui perdendo tudo aquilo que eu tinha. Tive muito prejuízo!As vacas que eu tinha pagado três mil reais por elas eu conseguia vender por R$ 300, 00. Perdi tudo!_conta emocionado.

Primeiro catador de Lixo em Macuco


Com tanta dificuldade, começou a viver na miséria, sem ter onde morar, comer, o que lhe restavam era apenas dívidas. Foi assim que um amigo sugeriu que ele começasse a catar papelão, garrafa plástica e latinha. Até então no município não havia catadores de lixo reciclável, Sr Minuino foi o primeiro. _ Temia o preconceito das pessoas, pois eu não tinha passado dias tão tristes. Segundo, ele no início foi muito difícil, não tinha horário para trabalhar começava às seis da manhã e ia até as 11 horas da noite.
Com tanta dificuldade, começou a viver na miséria, sem ter onde morar, comer, o que lhe restavam era apenas dívidas. Foi assim que um amigo sugeriu que ele começasse a catar papelão, garrafa plástica e latinha. Até então no município não havia catadores de lixo reciclável, Sr Minuino foi o primeiro. _ Temia o preconceito das pessoas, pois eu não tinha passado dias tão tristes. Segundo, ele no início foi muito difícil, não tinha horário para trabalhar começava às seis da manhã e ia até as 11 horas da noite.
Com o suor do seu trabalho, ele conseguiu contribuir para amenizar um dos maiores problemas atuais na sociedade, que é a poluição do meio ambiente. Antes quando não havia quem catasse esse tipo de material era queimado ou ia direto para o aterro sanitário da cidade. A partir da iniciativa de Sr. Minuino o lixo reciclável, que era inutilizado na cidade, começou a ser recolhido e reservado para que ele pudesse recolher e mesmo com dificuldade que ele enfrentava não desanimava.
_Sentia as pessoas me olhando, falando de mim, quando estava puxando a carroça, minha roupa ficava suja, suada, me olhavam de lado, via nas pessoas um desprezo por estar ali. Recolhia o papelão por todos os bairros. Ficava feliz quando alguém me parava na rua para dizer que estava guardando papelão pra mim.

Exemplo de superação
Durante 10 anos trabalhou catando latinhas e papelão, e tirava o sustento desse trabalho. Hoje tudo que possui foi comprado com a venda de papelão e latinhas. Pelo menos duas vezes por semana o Sr. Minuino recolhia de três a quatro toneladas de papelão por mês.
Hoje Sr.Minuino, mora em uma casa simples, alugada com a sua esposa e sobrevive de sua aposentadoria. E mesmo assim permanece com o sorriso no rosto, esbanjando vitalidade apesar dos problemas de saúde que adquiriu nos últimos anos carregando peso.
Em Macuco, algumas pessoas já estão seguindo o exemplo e estão aprendendo a catar o lixo reciclável e tirar o sustento deste trabalho. Muitos comerciantes já contribuem para que este trabalho possa ter sucesso como o vendedor Thiago Mansur, ele aprova a iniciativa na cidade e por isso sente-se motivado para ajudar essas pessoas.
Sr Minuino, se vê um grande exemplo para os catadores que estão começando agora, pois vê neles um grande futuro, e quem sabe uma Cooperativa de Catadores de lixo em Macuco. Ele espera que o seu exemplo possa mudar a cidade, e servir de incentivo para os que desejam uma oportunidade e não acham solução.
Sr. Minuino, superou o preconceito, e venceu a batalha da vida, mostrou que a cidade pode reciclar e tem muito material para isso. Como ele mesmo disse que os que vierem sejam menos preconceituosos e vejam nesse trabalho dignidade assim como nos outros. E que o preconceito possa vencer as barreiras e abrir portas para os que desejam realizar esse serviço que é o futuro do mundo.

Nenhum comentário: